UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Agende-se

Agende-se

Ocelet Training Rio 2017

de 02 a 06/10
local: Embrapa Soils (NGEO-Geomatics Laboratory)
Rua Jardim Botânico, 1024 - Jardim Botânico - RJ

Informações: cnps.eventos@embrapa.br


uerj_cartaz_workshop_ocelet_2017_12-9-17_1_final_375.pdf

Seminário "Brasil no Antropoceno"

dia 27/09 - 4ªF
das 09 às 18h

Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1 - Centro - RJ

O seminário é inspirado no lançamento do livro "Brazil in the Anthropocene", com a participação de vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que foi publicado na Inglaterra no início do ano.

O Museu do Amanhã pede que os participantes façam uma inscrição prévia no site abaixo, para garantir o lugar no auditório:

https://museudoamanha.org.br/pt-br/seminario-o-brasil-no-antropoceno

4º Simpósio Madeira & Construção

dias 20 e 21 de setembro

Local: Auditório do Cifloma – UFPR Campus Jardim Botânico
R. Prefeito Lothario Meissner, 632 Curitiba - PR

Nos últimos 30 anos, foram desenvolvidas novas tecnologias para o uso da madeira na construção civil. O uso da madeira tem sido cada vez mais pautado pela tecnologia e pelo entendimento de que é o material estrutural mais adequado para vencer o desafio da construção com mínimo impacto ambiental.

Dos avanços com o Cross Laminated Timber (CLT), que estão permitindo a verticalização das construções em madeira em todo o mundo provocando uma verdadeira competição pela construção do edifício em madeira mais alto, passando pela evolução de máquinas e equipamentos e do sistema construtivo wood frame, nunca a madeira foi tão relevante e esteve tão em alta na arquitetura e na engenharia.

Informações: http://www.expomadeira.com.br/

Simpósio Preparatório Brasil / França Sobre Biodiversidade

de 19 a 21 de setembro

Locais:
* 19 de setembro no Museu do Amanhã (Praça Mauá/ Centro do Rio)
* 20 e 21 de setembro na sede da ABC (Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º andar – Centro/RJ – próximo à Estação Cinelândia do metrô)

Informações: https://goo.gl/g992XA

Programação e perfil dos palestrantes: http://www.abc.org.br/centenario/?Simposio-Preparatorio-Brasil-Franca-sobre-Biodiversidade

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) vai organizar, em fevereiro de 2018, um Simpósio Bilateral Brasil/França cujo tema principal será “Biodiversidade”. A reunião contará com a participação de renomados cientistas brasileiros e franceses. Antes do evento principal, um encontro de aquecimento será realizado agora em setembro, nos dias 19, 20 e 21. É o Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade.

Gratuito e aberto ao público, a reunião é coordenada pelos Acadêmicos Adalberto Luis Val e Vivaldo Moura Neto. O simpósio preparatório terá como objetivo promover o debate sobre temas de relevância na área da biodiversidade e que servirão de preparação para as discussões propostas para 2018.

A abertura do encontro acontece no dia 19 de setembro, no Museu do Amanhã, e contará com palestra do biólogo norte-americano Thomas Lovejoy. O cientista atua em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Nos dias 20 e 21 de setembro, as atividades ocorrerão na sede da ABC.

Haverá a participação de grandes nomes da ciência nacional, debatendo temas de relevância ligados à Biodiversidade.

1ª Conferência Intern. de Ambiente em Língua Portuguesa

11ª CNA - XX Encontro REALP

de 08 a 10 de maio de 2018
Aveiro - Portugal

Data limite para submissão de resumos: 30 de Setembro

Em 2018 comemoram-se várias efemérides: os 40 anos do DAO (Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro), os 30 anos da CNA (Conferência Nacional de Ambiente) e nasce a CIALP Conferência Internacional de Ambiente dos Países de Língua Portuguesa). A associação destes eventos ao XX Encontro da REALP (Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa) destaca os interesses, desafios e abordagens da comunidade lusófona no que ao Ambiente diz respeito.

Informações: cialp.web.ua.pt


uerj_1_conferencia_internacional_ambiente_lingua_portuguesa_374.pdf

Apresentação das Universidades Canadenses do Consórcio CALDO

dia 27/09, às 14:30h
Uerj - Auditório da Reitoria

Informações: www.caldo.ca


uerj_postercaldo_uerj_373.jpg

VIII Congreso Internacional de Salud, Bienestar y Sociedad

dias 20 e 21 de setembro de 2018
Imperial College London, Londres, Reino Unido

Todas as informações acerca do evento estão em: http://saludsociedad.com/congreso-2018

Curso Panoramas da Saúde Global

de 28/09 à 14/12 - serão 10 sessões, às 5ªF´s
das 10 às 12h

As sessões serão realizadas no auditório do IMS – Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco A, entrada pelo 7º andar.

Mais informações em anexo.


uerj_panoramas da saude global ii_369.pdf

One Health, One World

de 06 a 14 de novembro
CEAD - Universidade Federal de Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) sedia, de 6 a 14 de novembro de 2017, a Escola de Altos Estudos (EAE) One Health, One World. O curso reúne professores e pesquisadores renomados do exterior para realizar atividades sobre o tema saúde unificada (One Health). As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro na página do evento, que será realizado no prédio da Coordenadoria de Educação a Distância da universidade.

Podem se inscrever nessa EAE alunos de pós-graduação e profissionais de diferentes áreas, como Nutrição, Biologia Animal, Microbiologia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina e Ciências da Saúde.

Mais informações: www.eae.ufv.br


uerj_29082017-materia-one-health_368.jpg

9º WCTI - Workshop de ciência, tecnologia e inovação

de 12 à 14 de setembro
Auditório da Reitoria Uerj - Campus Maracanã

Informações na imagem a seguir.


uerj_convite wcti-tertulia-2017_367.gif

Curso Licenciamento Ambiental: Novas Diretrizes do Licenciamento

16 de setembro
Deptº Eng. Florestal - UFV
das 8 às 12h e das 13 às 17h

Ministrante:
Luiz Gonzaga Rezende Bernardo

Informações: cbcn.org.br/cursos.htm


uerj_cartaz licenciamento ambiental - ufv_365.jpg

8º Fórum Mundial da Água

de 18 a 23 de março de 2018
Brasília - DF - Brasil

El Foro Mundial del Agua es el principal evento mundial de agua y saneamiento, que tendrá lugar entre el 18 y el 23 de marzo de 2018, en Brasilia, organizado por el Consejo Mundial del Agua y co-organizado por el Gobierno de Brasil.

La misión del Foro es “promover el conocimiento, crear un compromiso político e impulsar la acción sobre temas críticos del agua en todos los niveles, para facilitar la eficiente conservación, protección, desarrollo, planificación, gestión y uso del agua en todas sus dimensiones de manera ambientalmente sostenible para el beneficio de la vida en la Tierra”

Brasil, y los demás países de las Américas, actuando como anfitriones del Foro, están llamados a presentar al mundo la manera en que los diversos actores pueden y deben interactuar en torno al aprovechamiento, cooperación, protección y conservación del agua.

En ese sentido, esta convocatoria busca identificar casos de estudio y practicas sobre temáticas relevantes para uno o más países de la región, con potencial de ser escalables hacia otros países o subregiones (dentro de las Américas)

Informações: http://convocatorias.iadb.org/world-water-forum/es-home-wwf

V Seminário sobre Ecotoxicologia

de 08 à 10 de novembro
no IFFLuminense Campus Guarus - Campos dos Goytacazes - RJ

Mais informações: http://www.vsecotox.macae.iff.edu.br/


uerj___toxicologia__362.jpg

Curso - serviço ecossitêmicos na paisagem rural

O tema serviços ecossistêmicos ou serviços ambientais tem despertado o interesse de agricultores, políticos e da sociedade brasileira em geral. Essa motivação resulta do fato de que o capital natural está se tornando cada vez mais escasso e a abordagem ecossistêmica busca induzir mudança de paradigmas no manejo de recursos naturais e contribuir para a tomada de decisão de gestores de recursos naturais e formuladores de políticas visando o bem-estar da sociedade. O curso pretende contribuir para o entendimento do que são serviços ecossistêmicos, como podem ser quantificados e valorados sob os aspectos ecológico-econômico, e das políticas públicas relacionadas ao tema.

Data:
2ª Edição - 10/10

Local: Embrapa Florestas - Colombo/PR

Mais informações: https://www.embrapa.br/florestas/busca-de-eventos/-/evento/231533/curso-servicos-ecossistemicos-na-paisagem-rural


uerj_curso_servicos_ecossistemicos_paisagem_rural_361.jpg

Fundamentals of Sustainability, Air Quality and Climate Change

de 07 a 09 de novembro
New Forest - UK

This course explores the concepts of sustainability, air quality and climate change from interdisciplinary perspectives. Concepts of sustainability include prospects for advancing the human endeavour while using less energy and fewer natural resources with an impact on air quality and climate change.

Site do evento: http://www.wessex.ac.uk/courses/fundamentals-of-sustainability-air-quality-and-climate-change?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=course17air3

XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio

de 05 a 08 de dezembro
na Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea - PUC-Rio

O XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio é o evento oficial bienal da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química no Rio de Janeiro, o qual teve sua primeira edição em 1982 e que vem ocorrendo desde então ao longo destes 35 anos de história. Na sua edição de 2017, o evento será sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fato histórico por ser esta a primeira edição a ocorrer neste local.

Todas as informações estão aqui: http://www.metaeventos.net/sbqrio2017/

Curso educação para a gestão ambiental da Mata Atlântica

de 17 de julho a 30 de setembro
CEADS Uerj - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Informações:
2334-0056 / 98124-0454
ceads_extensao@gmail.com


uerj_ceads_358.jpg

The New Forest Complex Systems Conference 2018

Complex Systems 2018

de 14 a 16 de maio de 2018
The New Forest - Reino Unido

Complex Systems 2018 is organised by the Wessex Institute, UK. It is sponsored by the International Journal of Design & Nature and Ecodynamics.

The Complex Systems Conference aims to bring together researchers and practitioners of Complex Systems from a variety of disciplines interested in developing the new approaches for complex issues that cannot be resolved using conventional mathematical or software models.

More informations: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/complex-systems-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=cs18cfp&utm_content=1749810

24th International Conference on Urban Transport and the Environment

de 19 a 21 de setembro de 2018
Sevilha - Espanha

Urban Transport 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Seville, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on the Built Environment and the International Journal of Transport Development and Integration.

The aim of this conference is to arrive at optimal socio-economic solutions while reducing the negative environmental impacts of current transportation systems.


Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/urban-transport-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=ut18cfp&utm_content=1749810

9th International Conference on Waste Management and the Environment

de 17 a 19 de setembro de 2018
Sevilha - Espanha

Waste Management 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the Parthenope University of Naples, Italy, the University of Seville and the Raremetal Recovery Institute, Japan. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment, the International Journal of Sustainable Development and Planning and the International Journal of Environmental Impacts.

This conference provides a forum for the exchange of scientific information and work on the current situation of waste management.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/waste-management-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=wm18cfp&utm_content=1749810

VII Simpósio de Restauração Ecológica: Tecnologia e Avanços

de 06 a 10 de novembro, nas dependências do Instituto de Botânica e no São Paulo Expo.


Temos a satisfação de comunicar a realização do VII Simpósio de Restauração Ecológica, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente através do Instituto de Botânica de São Paulo.

Tendo como tema central “Tecnologia e Avanços”, o objetivo principal deste VII Simpósio é promover uma discussão sobre as principais tendências quanto ao uso de novas ferramentas disponibilizadas para elaboração de projetos de áreas degradadas. Será discutida a evolução das pesquisas científicas que possam estar subsidiando as políticas públicas. Estes “avanços e tecnologias” serão apresentados e discutidos em mesas-redondas, palestras, cursos, estande de apresentações de trabalhos científicos e em atividades relacionadas à disponibilização de serviços e produtos voltados à restauração ecológica.

A expectativa dos organizadores do VII Simpósio de Restauração Ecológica é que supere os eventos anteriores em número de participantes, na amplitude dos debates e, principalmente, nos seus desdobramentos para promover avanços em restauração ecológica e nas políticas públicas para o setor.

Reserve já este período para sua participação e confira em anexo a programação.

Mais informações: http://www.botanica.sp.gov.br


uerj_folder frente e miolo vi rad 2017_350.pdf

XXIII Simpósio de Mirmecologia: An International Ant Meeting

de 23 a 27 de outubro
Curitiba - Paraná

O XXIII Simpósio de Mirmecologia, que será realizado em Curitiba-PR, em outubro de 2017, é parte integrante dos eventos de Mirmecologia realizados ininterruptamente e bianualmente desde 1980. Esses eventos reúnem os especialistas de insetos sociais, especialmente formigas, do Brasil e do exterior, e de um modo geral, os pesquisadores que usam os insetos sociais (principalmente as formigas) como modelos para investigar questões e hipóteses fundamentais em importantes áreas da biologia como a biodiversidade, a bioindicação e a conservação dos biomas terrestres, a ecologia de populações e comunidades, a bioinvasão, o controle de formigas pragas, o comportamento animal, as interações plantas/animais, a taxonomia e a biogeografia.

Mais informações: http://mirmeco2017.wixsite.com/mirmeco2017/inicio

Fundamentals of Sustainability, Air Quality and Climate Change

de 07 a 09 de novembro
New Forest, UK

Presented by Dr Viney P Aneja, North Carolina State University, USA


Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/courses/fundamentals-of-sustainability-air-quality-and-climate-change?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=course17air2

Air Pollution 2018

26th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution


de 19 a 21 de junho de 2018
Nápoles - Itália

Air Pollution 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the Parthenope University of Naples, Italy and the University of The West of England, UK. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Environmental Impacts.
This important conference brings together contributions from scientists from around the world to present recent work on various aspects of air pollution phenomena.

Para saber mais acesse: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/air-pollution-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=air18cfp&utm_content=1749810

11th International Conference on Risk Analysis and Hazard Mitigation

de 06 à 08 de junho de 2018
Sevilha - Espanha

Risk Analysis 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Milano-Bicocca, Italy. It is sponsored by WIT Transactions on Engineering Sciences and the International Journal of Safety and Security Engineering.
This conference is concerned with all aspects of risk management and hazard mitigation, associated with both natural and anthropogenic hazards.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/risk-analysis-2018

VII Encontro da Rede Braspor

* 05 de junho é a nova data limite para envio de resumos *

de 18 a 21/09
em Sesimbra, Portugal

A Rede BRASPOR é uma rede informal, aberta, de geometria variável, que visa fomentar a cooperação entre investigadores, de várias áreas do saber, que se dedicam ao estudo dos sistemas costeiros.
Aquando da primeira reunião, no Porto, em 2011, foi decidida a realização de encontros anuais, ora em Portugal, ora no Brasil, para propiciar o contato entre os seus membros, apresentação dos resultados das suas pesquisas e estabelecimento de novas ações de colaboração. Assim, depois do Porto (PT), em 2011, Paraty (BR), em 2012, Ponte de Lima (PT), em 2013, Manaus (BR), em 2014, Mértola (PT), em 2015 e Fortaleza (BR), em 2016, o próximo encontro será em Sesimbra (PT) de 18 a 21 de Setembro de 2017.
VII Encontro da Rede BRASPOR têm o apoio da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, liderada pelo CHAM (Centro de História d’ Aquém e d’ Além-Mar) e que conta com a colaboração do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Mais informações: https://ielt.fcsh.unl.pt/pt/congressos-coloquios-jornadas/2141


uerj_cartaz_2017_braspor_345.jpg

1st International Conference on Urban Growth and the Circular Economy

de 8 a 10 maio de 2018
Alicante - Espanha

Urban Growth 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Alicante, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on the Built Environment and the International Journal of Sustainable Development and Planning.
The continuing and rapid growth of the cities and their regions of influence has led to the need to find new solutions which allows for promoting their sustainable development.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/urban-growth-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=ug18cfp&utm_content=1749810

8th International Conference on Sustainable Tourism

de 02 a 04 de maio de 2018
Viena, Áustria

Sustainable Tourism 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the University of Natural Resources & Life Sciences, Austria and the Complutense University of Madrid, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Sustainable Development and Planning.
Sustainable Tourism 2018 aims to find ways to protect the natural and cultural landscape through the development of new solutions which minimise the adverse effects of tourism.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/sustainable-tourism-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=st17cfp&utm_content=1749810

2nd Second GCCMarine Biotechnology Conference: Emerging opportunities and futureperspectives

dias 31 de outubro e 01 de novembro.
em Muscat, Oman.

The conference is organized jointly between Sultan Qaboos University and theEuropean Society of Marine Biotechnology. Conference website: https://conferences.squ.edu.om/marbio/ Thethemes include: Biofouling and antifouling, Fisheries and aquaculture, MarineBiodiversity and Sustainability, Marine Genetics and Bioinformatics.

You need to register using this link: https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Conference/ConfRegistration.aspx?cc=17

and submit your abstract for oral presentation https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Presenter/LoginPage.aspx?cc=17&ec=19&etc=100

or poster presentation: https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Presenter/LoginPage.aspx?cc=17&ec=21&etc=101

The deadline for abstract submission is extendedtill 1st of June 2017

The Prigogine Gold Medal 2017 Award Ceremony

dia 20.09 - Sevilha - Espanha

The Prigogine Gold Medal 2017 Award Ceremony will take place at the University of Seville on Wednesday 20th September 2017, on the occasion of the 12th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability (The Sustainable City).
The recipient of the 2017 Award will be Professor João Carlos Marques of the University of Coimbra in Portugal.
João Carlos Marques - SPECIAL PRIGOGINE LECTURE on “Coastal systems in transition: The game of possibilities for sustainability under global climate change.” to be delivered by Professor João Carlos Marques at the University of Seville, Spain 20th September 2017

XIII CNEG & IV INOVARSE

dias 28 e 29 de setembro
Na FIRJAN - Rua Graça Aranha, 1 - Centro - RJ

A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2017 HAAVERÁ O RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES DE ARTIGOS.

Desde a primeira edição, o CNEG & o INOVARSE tem se dedicado a apresentar e fomentar o diálogo e a produção científica sobre a sustentabilidade organizacional.
Os eventos promovem a difusão e integração dos conhecimentos por meio de palestras, apresentações de trabalhos científicos, minicursos entre outras atividades.

Mais informações em http://www.inovarse.org/

IODP abre inscrições para duas expedições

Estão abertas, do dia 12 de dezembro até o dia 18 de dezembro, inscrições para duas Expedições IODP: Expedição 372 - Creeping Gas Hydrate Slides and Hikurangi LWD e a Expedição 375 - Hikurangi Subduction Margin Observatory. A Expedição 372 acontecerá entre 26 de novembro de 2017 a 4 de janeiro de 2018 e Expedição 375 está prevista para acontecer 8 de março de 2018 a 5 de maio 2018.

Podem se inscrever pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno. O candidato pode se inscrever para mais de uma expedição simultaneamente. Para se candidatar, o interessado deverá realizar inscrição online.

As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e homologadas pelo próprio IODP. Uma vez selecionado, o candidato contará, durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, com bolsa de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (candidato com mais de oito anos de título de doutor) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com o nível de estudos/pesquisa do candidato.

Para mais informações acesse: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8188-iodp-abre-inscricoes-para-duas-expedicoes

Congresso ABES - Fenasan 2017

de 02 a 06 de outubro de 2017
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1.5

Envio de resumos até 15/12/16.

Mais informações: www.abesfenasan2017.com.br

7th International conference on Energy and Sustainability

de 20 a 22 de setembro de 2017

Sevilha - Espanha

Energy and Sustainability 2017 is organised by the Wessex Institute, UK, Wessex Institute, UK and the University of Seville, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Energy Production and Management.

Mais informações em: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2017/energy-and-sustainability-2017?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=esus17cfp&utm_content=1749810

12th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability

Sustainable City 2017

de 18 a 20 de setembro de 2017
Sevilha - Espanha

Para mais informações, acesse: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2017/sustainable-city-2017?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=city17cfp&utm_content=1749810

Exposição "Certos Modos de Ser Caiçara"

Quem visitar a exposição "Certos Modos de Ser Caiçara", inaugurada nesta quinta-feira, 12 de novembro, no Museu do Meio Ambiente, localizado na Vila Dois Rios, na Ilha Grande, Costa Verde fluminense, poderá mergulhar na cultura caiçara em todos os seus aspectos: apreciar e vivenciar os hábitos e tradições da população que vive na Ilha Grande há cerca de 400 anos, desde as brincadeiras típicas, as primeiras moradias e sua religiosidade. A mostra, que tem curadoria do professor Ricardo Lima, diretor do Departamento Cultural (Decult) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), marca a inauguração da nova sede do museu – construção do século XIX remanescente da antiga Fazenda Dois Rios, mais tarde usada para abrigar o antigo Instituto Penal Cândido Mendes, presídio em que estiveram presos famosos, como o escritor Graciliano Ramos, Fernando Gabeira e Madame Satã. O Museu do Meio Ambiente é parte do "Ecomuseu Ilha Grande", que abriga, ainda, o Museu do Cárcere, o Centro Multimídia e o Parque Botânico.

Serviço: O Ecomuseu Ilha Grande (Rua Amapá, s/n - Vila Dois Rios) funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, incluindo feriados – exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro. O agendamento de visita guiada deve ser feito pelos telefones (21) 2334-1047 ou (24) 3361-9055 ou pelo e-mail ecomuseu@uerj.br. O museu oferece transporte para grupos de até 20 pessoas, prioridade para escolas públicas e visitantes de terceira idade, mediante agendamento prévio.

Mais informações no site da Faperj

IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

PORTARIA Nº 185, DE 4 DE JUNHO DE 2012

Convoca a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto no 6.101, de 26 de abril de 2007, e no art. 2o do Decreto de 5 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Fica convocada a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, a se realizar no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

Art. 2º A IV Conferência Nacional de Meio Ambiente terá como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:

I - Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais; e
III - Geração de emprego e renda.

Art. 3º A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será presidida pela Ministra de Estado de Meio Ambiente ou, na sua ausência ou impedimento, pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Art. 4º A organização da Conferência contará com uma Comissão Organizadora Nacional, a ser designada por Portaria da Ministra de Estado do Meio Ambiente.

Art. 5º O Regimento Interno da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será aprovado pela Comissão Organizadora Nacional e editado por Portaria da Ministra de Estado de Meio Ambiente.

Art. 6º As despesas com a organização e realização da etapa nacional da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente correrão por conta de recursos orçamentários consignados ao Ministério do Meio Ambiente e de patrocínios que possam contribuir para a sua execução.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.