UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Oportunidade

Oportunidade

Seleção para expedição na costa da Antártida reabre inscrições até 15 de dezembro

A Expedição IODP 382 – Iceberg Alley Paleoceanography & South Falkland Slope Drift, que vai percorrer um trecho entre as ilhas Malvinas (Falklands) e a Antártida de 20 de março a 20 de maio de 2019, reabriu inscrições para seleção de pesquisadores até 15 de dezembro. As candidaturas devem ser efetuadas na página da CAPES.

Os candidatos devem ser pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (mais de 8 anos de título de doutor), de diversas especialidades de Biologia e Geologia. O selecionado contará com auxílio deslocamento para aquisição das passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo International Ocean Discovery Program (IODP). As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP.
O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície.
Parte significativa da comunidade científica atuante em ciências do mar de águas profundas de diversos países está envolvida no programa. Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no Programa, a CAPES conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.
Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.
O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Mais informações no site da Capes

Capes seleciona pesquisadores para expedições na costa da Antártida

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recebe inscrições para duas expedições marítimas do International Ocean Discovery Program (IODP) que vão pesquisar as proximidades do continente antártico. Interessados devem realizar inscrição até 15 de outubro na página da Capes.

Na expedição IODP 379 – Amundsen Sea West Antarctic Ice Sheet History, que acontece de 18 de janeiro a 20 de março de 2019, o objetivo é estudar o Manto de Gelo da Antártida Ocidental. Já a expedição IODP 382 – Iceberg Alley Paleoceanography & South Falkland Slope Drift vai percorrer um trecho entre as ilhas Malvinas (Falklands) e a Antártida nos dias 20 de março a 20 de maio de 2019.

Candidatos devem ser pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (mais de 8 anos de título de doutor), de diversas especialidades de Biologia e Geologia. O selecionado contará com auxílio deslocamento para aquisição das passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo International Ocean Discovery Program (IODP). Candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP.

Mais informações: http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8541-capes-seleciona-pesquisadores-para-expedicoes-na-costa-da-antartida

Nota explicativa sobre as retificações de 09/01/2013 das Chamadas para Graduação Sanduíche

A CAPES e o CNPq, considerando as dificuldades técnicas nas inscrições de candidatos das chamadas abertas para a Graduação Sanduíche no Programa Ciência sem Fronteiras, resolvem retirar o Anexo dos cursos de graduação listados nestas chamadas.

Deverão inscrever-se apenas os alunos matriculados em cursos que constam no Cadastro da Educação Superior do MEC (Cadastro e-MEC) e que estejam associados às áreas e temas contemplados nas chamadas.

Serão elegíveis exclusivamente candidaturas vinculadas às áreas prioritárias determinadas pelo Governo Federal para o Programa Ciência sem Fronteiras, cabendo à CAPES e ao CNPq definirem a pertinência dessas candidaturas às diversas áreas e temas.

Os candidatos devem atentar para as alterações nas chamadas (vide no menu ao lado as últimas retificações).

Saiba mais clicando aqui

Instituto Ecológico Aqualung

Cursos em Meio Ambiente.
Conheça e faça sua inscrição através do site do Instituto

MBA em Tecnologia da Informação Executivo - Meio Ambiental, Petróleo e Gás

Clube de Engenharia / Escola Politécnica da UFRJ

3ª e 5ª - 19h às 22h ou aos sábados (quinzenal) - das 8h30 às 18h30<

Informações com Fernando nos tels. 2562-8203 e 8873-0855, Alaíde no tel. 2562-8147 ou no site do Conselho Regional de Biologia - 2ª Região

MBA em Tecnologia da Informação Executivo - Saúde

Clube de Engenharia / Escola Politécnica da UFRJ

3ª e 5ª - das 19h às 22h ou aos sábados (quinzenal) - das 8h30 às 18h30

Informações com Fernando nos tels. 2562-8203 e 8873-0855, Alaíde no tel. 2562-8147 ou no site do Conselho Regional de Biologia - 2ª Região