
27/10/2020
Um vizinho da Mureta da Urca decidiu se tornar um gari comunitário. Incomodado com o descarte de lixo pelos frequentadores dos bares do bairro, Giovani Soares decidiu limpar todos os dias o entorno do "point". Só que o seu trabalho é no mar.
Giovani é marinheiro há 20 anos e usa o barco onde mora — atracado próximo à mureta — para "pescar" o lixo, sobretudo garrafas de cerveja jogadas na Enseada de Botafogo pelos clientes.
Mas não são só os cascos que surgem das redes.
“Eu já vi de tudo. Já vi sofá, televisão, enfim, tudo o que você pode imaginar eu já vi aqui dentro”, contou o marinheiro.
A Mureta da Urca é um famoso reduto da boemia na Zona Sul da cidade.
Com a ajuda do seu funcionário, Jardel, em duas semanas recolheu uma sacola grande de tampinhas plásticas somente na Praia da Urca.
“A garrafa não nasce no mar. E como eu vivo aqui há muito tempo, acho que é uma obrigação eu retirar as latinhas, as garrafas, esses plásticos... porque é onde que eu vivo, o local que eu tiro meu trabalho no dia a dia, né? E o que eu vejo é que fazem aqui uma covardia sem tamanho”, enfatizou o marinheiro.
Dona Yone trabalha na Urca há 30 anos e conta que sempre viu esse desrespeito.
“Tem pessoas até que passam, morador, catando, recolhendo lixo. Mas o povo que vem realmente não tem aquele senso de levar seu lixinho. Isso aqui fica com toneladas de lixo, toneladas. E não é pessoal da Urca”, disse Yone.
A matéria na íntegra pode ser lida no G1
Mês dos manguezais expõe desafios ambientais na Barra e Jacarepaguá; saiba o que vem sendo feito
23/07/2026
Livro gratuito sobre a castanheira-da-amazônia é semifinalista do Jabuti
23/07/2026
10 bairros de São Paulo terão troca gratuita de lâmpadas
23/07/2026
Fóssil raro achado no Brasil revela nova espécie de cobra que viveu no interior de SP há milhões de anos
23/07/2026
Sem predador e com até 20 cm, rã-touro ameaça fauna em Florianópolis
23/07/2026
Área queimada no Brasil cai 58% em 2025
23/07/2026
