UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Análise em águas da Barra da Tijuca encontra ´grande presença´ de toxinas que oferecem risco a banhistas

29/10/2020

Uma análise da qualidade da água na Lagoa da Tijuca, no Canal da Joatinga e no Quebra-Mar da Barra atestou a grande presença de toxinas que oferecem riscos aos banhistas. O resultado foi produzido pelo Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental, da Fiocruz, e um documento foi enviado pelo biólogo Mario Moscatelli na noite desta sexta aos secretários de meio ambiente do município e do estado. O documento sugere a proibição de banho no canal e na Praia dos Amores (ao lado do Quebra-Mar) nos período de maré baixa de sizígia (na lua cheia e nova), quando a vazão de água das lagoas é maior.
A coleta, promovida por Moscatelli, foi feita em quatro pontos de amostra na manhã desta sexta. Em todos eles, a concentração de microcistina, toxina liberada por cianobactérias e que pode causar lesões de pele, problemas gastrointestinais, doenças respiratórias, febre, alergia e dor de cabeça, estava acima do limite permitido. Inclusive, a maior concentração foi encontrada no Quebra-Mar, ou seja, no trecho mais próximo à Praia da Barra.
Para o laboratório, como consta no documento, o resultado "torna a presença de banhistas neste local extremamente preocupante", em referência ao Canal de Joatinga e Praia dos Amores, pontos onde pessoas costumam se banhar e praticar stand up paddle, ou andar de jetski.

A reportagem completa pode ser baixada em .pdf pelo nosso 4Shared

Fonte: O Globo

Novidades

Mês dos manguezais expõe desafios ambientais na Barra e Jacarepaguá; saiba o que vem sendo feito

23/07/2026

Julho é o mês dedicado à proteção dos manguezais, que funcionam como berçário de diversas espécies, ...

Livro gratuito sobre a castanheira-da-amazônia é semifinalista do Jabuti

23/07/2026

Símbolo da Amazônia e uma das maiores árvores da floresta, a castanheira-da-amazônia (Bertholletia e...

10 bairros de São Paulo terão troca gratuita de lâmpadas

23/07/2026

Entre os dias 22 e 25 de julho, quem vive na cidade de São Paulo pode realizar a troca das suas lâmp...

Fóssil raro achado no Brasil revela nova espécie de cobra que viveu no interior de SP há milhões de anos

23/07/2026

Uma nova espécie de cobra que viveu onde hoje é o interior de São Paulo entre 85 milhões e 75 milhõe...

Sem predador e com até 20 cm, rã-touro ameaça fauna em Florianópolis

23/07/2026

Em uma região rural de Florianópolis, o aparecimento de anfíbios grandes, esverdeados e de coaxar ba...