UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Golfinho é encontrado morto na Beira-Mar Norte, em Florianópolis

19/01/2021

Um golfinho foi encontrado morto na manhã do último sábado (16) na orla da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
Segundo a Guarda Municipal, o mamífero foi avistado encalhado por volta das 10h. A equipe foi acionada e foi até o local e encontraram o animal sem vida.
Os biólogos da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), auxiliaram na ocorrência.
O boto-cinza (Sotalia guianensis), que é um golfinho de hábito costeiro, foi localizado em avançado estágio de decomposição. Segundo a Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), por conta dessa condição não foi possível identificar a causa da morte.
“A análise gastrointestinal mostrou que o animal estava se alimentando normalmente”, explica a veterinária Marzia Antonelli, responsável técnica do PMP-BS na capital catarinense.
Segundo o CePRAM/R3 Animal, o animal é uma fêmea, com aproximadamente 1,75 metros de comprimento e 53 quilos.
O boto-cinza é da ordem dos cetáceos e ocorrem ao longo do litoral das Américas do Sul e Central.

Fonte: G1

Novidades

Mês dos manguezais expõe desafios ambientais na Barra e Jacarepaguá; saiba o que vem sendo feito

23/07/2026

Julho é o mês dedicado à proteção dos manguezais, que funcionam como berçário de diversas espécies, ...

Livro gratuito sobre a castanheira-da-amazônia é semifinalista do Jabuti

23/07/2026

Símbolo da Amazônia e uma das maiores árvores da floresta, a castanheira-da-amazônia (Bertholletia e...

10 bairros de São Paulo terão troca gratuita de lâmpadas

23/07/2026

Entre os dias 22 e 25 de julho, quem vive na cidade de São Paulo pode realizar a troca das suas lâmp...

Fóssil raro achado no Brasil revela nova espécie de cobra que viveu no interior de SP há milhões de anos

23/07/2026

Uma nova espécie de cobra que viveu onde hoje é o interior de São Paulo entre 85 milhões e 75 milhõe...

Sem predador e com até 20 cm, rã-touro ameaça fauna em Florianópolis

23/07/2026

Em uma região rural de Florianópolis, o aparecimento de anfíbios grandes, esverdeados e de coaxar ba...