UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Baleia dá salto ao lado de barco e surpreende casal em SC

03/08/2021

Um casal foi surpreendido por uma baleia-jubarte que deu um salto ao lado de uma embarcação em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte Catarinense. As imagens dos saltos e mergulhos do animal foram registradas pelos moradores de Jaraguá do Sul na tarde de sábado (31) e divulgadas no domingo (1º).
"Estávamos acompanhando os pulos, mas de longe. De repente, ela mudou o curso e pulou bem próximo ao barco", detalha Handreya Portela, que estava com o marido Rogério no catamarã Duhan Tamys.
Eles chegaram a ser molhados com respingos de gotas da água com o salto da baleia. No vídeo, é possível ouvir a euforia do casal que gravou os saltos por alguns minutos, até que foi surpreendido pelo salto próximo do barco.
Como costuma ir aos fins de semana para a região para pescar, o casal já viu baleias outras vezes, mas não tão perto.
Após os saltos próximo da embarcação, que estava desligada, o cetáceo se distanciou do barco e se aproximou de outras baleias.

Orientações para observar baleias
A portaria 117/96 do Instituto do Meio Ambiente (Ibama) define regras relativas à prevenção do molestamento de cetáceos encontrados em áreas brasileiras.

* Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100 metros);
* nunca avance bruscamente na direção das baleias;
* não se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
* não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
* nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
* não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
* não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos.

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;
* mantenha distância e ajude a isolar a área;
* evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também * podem atacar o animal.
* evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

Novidades

Obras de contenção de encostas e enchentes no Rio tem cronograma acelerado por causa dos efeitos do El Niño

21/07/2026

Algumas das obras estruturais realizadas pela Prefeitura do Rio tiveram o cronograma acelerado como ...

Recife vai criar modelo de coleta e reciclagem de embalagens

21/07/2026

O Recife passa a ocupar uma posição estratégica na transição para a economia circular no Brasil. Uma...

Amazônia fecha 1º semestre com menor desmatamento em 10 anos

21/07/2026

Os alertas de desmatamento na Amazônia, no primeiro semestre de 2026, apontam para uma tendência ani...

Amazônia pode não se recuperar de seca do último El Niño mesmo após sete anos, diz estudo

21/07/2026

Dois anos após as secas históricas na amazônia, um novo El Niño volta a ameaçar a floresta. A mata n...