
17/08/2021
Um gatinho foi jogado da Ponte Rio-Niterói. O animal foi salvo por pescadores em caiaque na Baía de Guanabara.
"Jogaram o gatinho lá de cima, da Ponte Rio-Niterói. Aí o amigo tá resgatando o gato. A gente vai levar ele lá pra terra. Maldade pura. Os caiaqueros fizeram essa boa ação aí”, disse um homem.
‘Maldade, né? Muita covardia, né? No meio da água”, disse outro homem.
Em 2020, a lei federal conhecida como lei Sansão endureceu a punição para quem maltrata animais. Quem maltrata, fere ou mutila cães e gatos pode ser condenado a detenção de 2 a 5 anos.
A legislação foi apelidada de lei Sansão em homenagem ao cão da raça pitbull que teve as patas traseiras decepadas.
Em junho, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei que determina que quem cometer crime de maus-tratos contra animais deverá pagar as despesas com assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão.
O agressor ficará obrigado, inclusive, a ressarcir a Administração Pública Municipal de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o tratamento do animal.
A lei é de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL).
Para denunciar crimes de maus-tratos no Rio, a população pode telefonar para:
* o número 1746 da prefeitura;
* o Disque Denúncia (2253-1177);
* para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (2202-0066).
Fonte: G1
Arara-azul e outras espécies ameaçadas são resgatadas em operação da PF contra tráfico de animais silvestres em Niterói; vídeo
16/07/2026
Horta hidropônica vira aula de química a céu aberto
16/07/2026
Antes de extração, projeto de petróleo na costa amazônica gera expansão de invasões
16/07/2026
Fundo de Catástrofes amplia apoio às vítimas das chuvas
16/07/2026
Energia solar protege água em canais da Califórnia
16/07/2026
Salton, o maior lago da Califórnia, está encolhendo
16/07/2026
