
15/09/2008
Gato atrás de rato e cachorro parado na porta de açougue já não são novidade para os moradores do Rio de Janeiro.
Na primeira semana de setembro, moradores do subúrbio carioca foram atacados por gaviões. Mas não é só isso. A nova ‘selva’, antes vista apenas nas jaulas dos zoológicos, já circula bem à vontade pelo asfalto.
Entretanto, antes de serem vistos como novos bichos de estimação, a presença de animais silvestres e até exóticos é uma preocupação. É culpa do desmatamento, explicam biólogos.
Segundo Saulo Toledo, biólogo do Zoológico Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a invasão existe, mas não é dos bichos.
“Nós é que invadimos (...) O que está acontecendo é reflexo do desmatamento e do aumento de habitações. O homem está aterrando mangues para fazer condomínios, desmatando para construir resorts, o que faz com que animais procurem outros locais para morar. Aqui em Niterói, há muitas casas perto da Serra da Tiririca. Então, tem gente que já viu jibóia em garagem, no quintal, atravessando ruas”, conta ele.
Clique aqui para ler a matéria completa.
Imagens de satélite mostram antes e depois de deslizamento no Nepal; VEJA
27/08/2026
Desvendado o mistério do ´chifre´ do narval, o ´unicórnio do mar´
27/08/2026
Com ondas de calor, Europa tem verão que deve entrar para a história climática
27/08/2026
Calor transforma dia a dia em comuna símbolo do aquecimento climático na Europa
27/08/2026
Superfície dos oceanos atinge maior temperatura já registrada, aponta observatório europeu
27/08/2026
Casa de alto padrão pode ser montada em 10 dias
25/08/2026
