UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
14% dos corais do mundo desapareceram entre 2009 e 2018, aponta relatório

07/10/2021

Um relatório divulgado na terça-feira (5) pela organização Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN) aponta que 14% dos corais do mundo desapareceram entre 2009 e 2018 devido à pesca, poluição e às mudanças climáticas.
Para chegar a essa conclusão, foram colhidos dados em 12 mil locais de 73 países. Segundo a organização, esse é "o panorama científico mais preciso feito até hoje sobre os danos causados pelo aumento da temperaturas [nos oceanos]".
"Os recifes de coral do mundo inteiro sofrem um estresse permanente por conta do aquecimento causado pelas mudanças climáticas e de outras pressões locais, como a pesca predatória, o desenvolvimento costeiro e o declínio da qualidade da água", explica o relatório.
"Entre 2009 e 2018, o mundo perdeu cerca de 14% dos corais em seus recifes, o que representa cerca de 11.700 km², uma quantidade maior do que todos os corais vivos na Austrália", destaca o comunicado.
"Embora os recifes cubram menos de 1% do fundo do oceano, eles abrigam pelo menos um quarto do conjunto da fauna e flora marinhas", acrescenta o texto, o qual destaca que eles representam "um habitat crucial e uma fonte de proteínas e medicamentos" dos quais dependem "pelo menos 1 bilhão de pessoas no planeta.
O estudo de 10 regiões de corais mostra que "os episódios de branqueamento devido ao aumento das temperaturas na superfície marinha têm sido o principal fator de desaparecimento dos corais", particularmente durante um episódio registrado em 1998.
"As mudanças climáticas são a pior ameaça aos recifes do mundo e temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance, limitando o mais rapidamente possível as emissões globais de gases do efeito estufa", adverte Paul Hardisty, diretor geral do Instituto Australiano de Ciências Marinhas, citado no relatório.

Fonte: g1

Novidades

Projeto da Escola Politécnica da UFRJ realiza oficina educativa sobre deslizamentos de terra em evento científico

27/10/2026

Como a educação pode ajudar a prevenir deslizamentos e reduzir riscos de desastres? Essa é a questão...

Jacarés em áreas urbanas de Niterói: ´De alguma forma eles também estão se adaptando às mudanças´, diz biólogo

27/10/2026

De 1º de janeiro a 19 de outubro de 2026, o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) realizou o resgate de oito j...

Condições do tempo contribuem para que cariocas convivam com sons de esperanças, grilos e rãs em pleno território urbano

27/10/2026

Tem caído tanta chuva este ano no Rio de Janeiro que a floresta transbordou para a cidade. Uma inund...

Edital destina R$ 835 mil para produtores rurais preservarem araucárias

27/10/2026

Acaba de ser lançado o edital da 2ª Edição do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da Arauc...

Nascimento de cavalos-marinhos é registrado em aquário no Paraná; veja vídeo

27/10/2026

O nascimento de centenas de minúsculos cavalos-marinhos foi registrado em vídeo por um aquário em Fo...

6 toneladas de vidro de Noronha vão para reciclagem no Recife

27/10/2026

Fernando de Noronha teve uma nova destinação para as garrafas de vidro descartadas em bares, restaur...