UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tromba d´água se forma na costa de Cienfuegos, em Cuba

19/10/2021

Moradores de Cienfuegos, na região central de Cuba, registraram no sábado (16) o momento em que uma tromba d´água chegou à praia e se transformou em um tornado.
Trombas d´água são tornados que ocorrem sobre um corpo d´água, mas nunca alcançam a terra. Eles são caracterizados por uma nuvem em forma de funil.
Apesar da aparência ameaçadora, as trombas d´água costumam ser muito mais fracas do que tornados terrestres, segundo o centro meteorológico desta província cubana.
Nenhum dano foi registrado após a ventania.

O Serviço Oceânico Nacional dos Estados Unidos explica que há dois tipos de tromba d´água:
▪️ Tromba d´água de tempo bom: formada a partir da base de nuvens cumulus em desenvolvimento. Geralmente, não estão associadas a tempestades e se movem pouco.
▪️ Tromba d´água tornádica: acompanhadas de tempestades e raios, têm as mesmas características de um tornado — podem se mover rapidamente em direção à terra firme e causar destruição. É o caso do fenômeno registrado em Cuba.

Assista ao vídeo no g1

Novidades

Projeto da Escola Politécnica da UFRJ realiza oficina educativa sobre deslizamentos de terra em evento científico

27/10/2026

Como a educação pode ajudar a prevenir deslizamentos e reduzir riscos de desastres? Essa é a questão...

Jacarés em áreas urbanas de Niterói: ´De alguma forma eles também estão se adaptando às mudanças´, diz biólogo

27/10/2026

De 1º de janeiro a 19 de outubro de 2026, o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) realizou o resgate de oito j...

Condições do tempo contribuem para que cariocas convivam com sons de esperanças, grilos e rãs em pleno território urbano

27/10/2026

Tem caído tanta chuva este ano no Rio de Janeiro que a floresta transbordou para a cidade. Uma inund...

Edital destina R$ 835 mil para produtores rurais preservarem araucárias

27/10/2026

Acaba de ser lançado o edital da 2ª Edição do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da Arauc...

Nascimento de cavalos-marinhos é registrado em aquário no Paraná; veja vídeo

27/10/2026

O nascimento de centenas de minúsculos cavalos-marinhos foi registrado em vídeo por um aquário em Fo...

6 toneladas de vidro de Noronha vão para reciclagem no Recife

27/10/2026

Fernando de Noronha teve uma nova destinação para as garrafas de vidro descartadas em bares, restaur...