UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Atafona, distrito do RJ que vem sendo engolido pelo mar, serve de alerta para erosão costeira

18/11/2021

Se os escafandristas imaginados por Chico Buarque explorassem o mar de Atafona, lá encontrariam fragmentos de cartas, poemas, mentiras, retratos e vestígios de uma civilização que, em parte, deixou de existir. Assim como a cidade submersa narrada na música "Futuros Amantes", o distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense, e suas memórias têm sido engolidos pela água.
Desde a década de 1960, o avanço do mar já causou a destruição de mais de 500 casas, desabrigando centenas de famílias. Dezenas de quarteirões foram para o fundo do oceano.
Apegados a Atafona, muitos moradores já trocaram de residência algumas vezes para fugir do mar, sem nunca deixar a pequena comunidade. Para eles, as perdas afetivas são mais dolorosas do que as materiais: há lugares que marcaram suas vidas para os quais nunca poderão voltar.
A erosão costeira é explicada por uma série de motivos, mas o principal é o assoreamento do rio Paraíba do Sul, que tem seu delta (tipo de foz em que o rio desemboca no mar por meio de vários canais) em Atafona.
Com cerca de 7.000 habitantes, o distrito é uma espécie de laboratório das consequências da intervenção humana em um ecossistema. Isso porque o assoreamento do rio foi causado especialmente por desvios de água para abastecimento doméstico, industrial e agrícola em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A matéria na íntegra pode ser lida na Folha de S. Paulo

Novidades

Arara-azul e outras espécies ameaçadas são resgatadas em operação da PF contra tráfico de animais silvestres em Niterói; vídeo

16/07/2026

Animais silvestres e aves exóticas, incluindo uma arara-azul — espécie ameaçada de extinção —, uma a...

Antes de extração, projeto de petróleo na costa amazônica gera expansão de invasões

16/07/2026

No mesmo momento em que a Petrobras intensificava o ritmo de perfuração de um poço na costa amazônic...

Fundo de Catástrofes amplia apoio às vítimas das chuvas

16/07/2026

Mais de 48 mil pessoas afetadas por chuvas e outros eventos climáticos extremos receberam apoio do F...