UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
PF e Forças Armadas fazem operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira

30/11/2021

A Polícia Federal (PF), com apoio das Forças Armadas, deflagrou uma operação contra o garimpo ilegal no Rio Madeira, na Amazônia, no sábado (27). Duas lanchas rápidas da PF saíram na frente do comboio para evitar uma eventual debandada dos garimpeiros.
Pelo balanço parcial, houve a destruição de 69 dragas, a prisão de um garimpeiro e apreensão de ouro. As embarcações estavam abandonadas no rio.
Nas últimas semanas, centenas de balsas e dragas atracaram em um único ponto do Rio Madeira, para exploração em massa de ouro. Os garimpeiros se dispersam do local na sexta-feira (26), mas alguns continuaram operando de forma ilegal.
O Ministério Público de Contas acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar uma possível omissão de órgãos fiscalizadores no combate ao garimpo ilegal no rio Madeira, no interior do Amazonas.
No requerimento, o Ministério Público pede que a apuração seja voltada, especialmente, para a atuação da Polícia Federal e Marinha do Brasil.
Os garimpeiros começaram a se dispersar na quinta-feira (25), e desfizeram a vila flutuante na sexta-feira (26), após as imagens repercutirem na imprensa e o governo prometer uma ação de combate ao garimpo ilegal.
O ativista do Greenpeace Brasil, Danicley Aguiar, afirma que essa dispersão faz parte de uma estratégia dos garimpeiros para dificultar a fiscalização.
"O anúncio dessa operação, prometida pelo governo federal, acabou a facilitar que eles construíssem um plano de fuga da região. Permitiu a dispersão dessas dragas, o que dificulta ainda mais o combate a essa atividade", afirmou.

Fonte: g1

Novidades

Projeto da Escola Politécnica da UFRJ realiza oficina educativa sobre deslizamentos de terra em evento científico

27/10/2026

Como a educação pode ajudar a prevenir deslizamentos e reduzir riscos de desastres? Essa é a questão...

Jacarés em áreas urbanas de Niterói: ´De alguma forma eles também estão se adaptando às mudanças´, diz biólogo

27/10/2026

De 1º de janeiro a 19 de outubro de 2026, o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) realizou o resgate de oito j...

Condições do tempo contribuem para que cariocas convivam com sons de esperanças, grilos e rãs em pleno território urbano

27/10/2026

Tem caído tanta chuva este ano no Rio de Janeiro que a floresta transbordou para a cidade. Uma inund...

Edital destina R$ 835 mil para produtores rurais preservarem araucárias

27/10/2026

Acaba de ser lançado o edital da 2ª Edição do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da Arauc...

Nascimento de cavalos-marinhos é registrado em aquário no Paraná; veja vídeo

27/10/2026

O nascimento de centenas de minúsculos cavalos-marinhos foi registrado em vídeo por um aquário em Fo...

6 toneladas de vidro de Noronha vão para reciclagem no Recife

27/10/2026

Fernando de Noronha teve uma nova destinação para as garrafas de vidro descartadas em bares, restaur...