UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Zoo liberta gaviões e falcões que eram mal tratados

06/02/2009

Depois de 8 meses de treinamento e reabilitação no Zoológico de Niterói, dois gaviões e quatro falcões ganharam a liberdade nesta 6ªF 06/02. Eles foram soltas na Lagoa de Itaipu e na Serra da Tiririca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
As aves, 2 gaviões-de-cauda-curta e 4 carcarás, fazem parte do Projeto Voar e chegaram ao zoológico após serem apreendidas em operações ou resgatadas em domicílios. Elas estavam maltratadas, com ferimentos na asa, no bico ou na pata, e precisaram reaprender a caçar.
Alguns tiveram que passar por uma alimentação forçada. Colocávamos a comida dentro do bico. Tem gente que pega e não sabe criar. Outros animais que chegam ao zoológico têm as asas cortadas com o cerol da pipa ou são atropelados”, explica o biólogo Saulo Toledo.
Segundo ele, as aves estavam com a musculatura comprometida.
Elas ficaram em recinto pequeno muito tempo e isso atrofia a musculatura da asa. Mas isso é reversível. É só colocar num ambiente grande. Então, as aves foram colocadas num viveiro grande, com quatro poleiros, destinado à reabilitação. O local tem 18 metros de comprimento por 3 de altura e 3 de largura".

Leia matéria completa aqui

Novidades

Bolsas ecológicas ajudam animais abandonados na Zona Oeste

12/05/2026

No quintal de uma casa no conjunto Dom Jaime Câmara, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, sacos de ração ...

Essenciais e ameaçados: fruto de oito anos de pesquisa, livro sobre manguezais cariocas revela curiosidades e faz alerta

12/05/2026

Quem olha hoje custa a crer que, muito antes das avenidas largas e construções imponentes, a região ...

Projeto de “vagas verdes” para São Paulo é aprovado

12/05/2026

No final de abril, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou dois projetos de lei com foco no combate ...

Crea-SP traz soluções naturais para cidades mais resilientes

12/05/2026

Jardins de chuva, telhados verdes, pavimentos permeáveis e recuperação de manguezais estão entre as ...

Justiça condena Suzano a pagar R$ 16 milhões por danos ambientais no Vale do Paraíba

12/05/2026

A Justiça de São Paulo condenou a Suzano, maior produtora mundial de celulose, por danos ambientais ...