UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fotógrafo de MS registra primeiras semanas de pica-paus em ninho no Pantanal

24/02/2022

Uma família de pica-paus-brancos (melanerpes candidus) teve a rotina registrada pelo fotógrafo sul-mato-grossense Guilherme Giovanni. Em um ninho na Estrada Parque, formada pelas rodovias MS-228 e MS-184, em Corumbá (MS), os pais saiam para buscar alimentos para os filhotes e no retorno, eram fotografados por Guilherme.
“O que me chama muito atenção é que é uma conexão muito forte. Consegui ter uma conexão de me aproximar, chegar muito perto, sem que eles se espantassem. O animal sente quando você não tem maldade, sente que você está em paz”, conta Guilherme.
O fotógrafo ainda reside em Corumbá e conta que frequentemente vai à Estrada Parque para registrar a fauna e flora pantaneira. “Todo final de semana eu vou, praticamente. É uma experiência e uma curiosidade, porque eu não tenho formação em biologia, mas a gente passa a entender alguns comportamentos”, diz.
Nascido em Corumbá, Guilherme tornou o hobby de fotografar a fauna local em trabalho. “Para mim é um prazer. Sou professor de Jiu-jitsu, mas há doze anos fotografo com carinho. Hoje é a minha fonte de renda, vendo muito para o exterior”, comenta.
“Nesses 12 anos, eu aprendi muita coisa, inclusive mexer com a preservação, atuo também com conscientização sobre atropelamento de fauna”, relata Guilherme.
Nascido em Corumbá, Guilherme tornou o hobby de fotografar a fauna local em trabalho. “Para mim é um prazer. Sou professor de Jiu-jitsu, mas há doze anos fotografo com carinho. Hoje é a minha fonte de renda, vendo muito para o exterior”, comenta.
“Nesses 12 anos, eu aprendi muita coisa, inclusive mexer com a preservação, atuo também com conscientização sobre atropelamento de fauna”, relata Guilherme.
Recentemente, o fotógrafo compartilhou um novo clique da sequência de fotos do ninho. “Aparece como lembrança de postagens que eu fiz na época. Eu também faço novos recortes nas fotos, dá outra sensação, dá mais emoção”, pontua.

Fonte: g1

Novidades

Projeto transforma crianças da Marambaia em guardiãs do manguezal por meio da música; conheça a iniciativa

13/07/2026

Entre o mar da Restinga da Marambaia e o manguezal de Guaratiba, a música tem servido, há 24 anos, c...

Turista faz registro raro de ´salto´ de tubarão em Ilhabela (SP)

13/07/2026

A auxiliar de coordenação escolar Brenda dos Santos, 24, conseguiu fazer um registro de um momento r...

Descoberta no Rio Grande do Sul revela réptil que antecedeu dinossauros e crocodilos

13/07/2026

Muito antes dos dinossauros dominarem os continentes e de surgirem os crocodilos modernos, seus ance...

Super El Niño: o que o Brasil pode fazer antes do clima cobrar a conta

13/07/2026

O El Niño voltou ao noticiário com um adjetivo que chama atenção: “super”. A expressão parece anunci...

Amazônia tem menor nível de alertas de desmatamento para o 1º semestre em uma década

13/07/2026

A Amazônia registrou no primeiro semestre de 2026 a menor área com sinais de desmatamento detectados...