UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Jardim Botânico estreia série sobre a arte de plantar

22/03/2022

Quais são as ferramentas essenciais na jardinagem? Como podar uma planta direitinho? E o que fazer para a sua orquídea ficar linda? Estas e outras dúvidas de quem gosta de viver em meio ao verde já estão sendo respondidas na série "Jardinando", que estreou, no último dia 14, em todas as plataformas digitais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (@jardimbotanicorj, no Instagram).
O primeiro episódio, "Ferramentas básicas", apresentado por Vinícius Jesus e Vitória Pontes, é justamente sobre os materiais necessários para o cultivo das plantas, como pá, sacho, "furão" (abridor de covas), alicate e regadores, e quando e como utilizá-los. A cada 15 dias, irá ao ar um novo programa. Produzido pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do Jardim Botânico em parceria com a Assessoria de Comunicação do Jardim Botânico, o "Jardinando" é apresentado pelos alunos do CRS, que há mais de 23 anos qualifica e promove a inclusão social de jovens de 15 a 18 anos.
Segundo Ulisses de Souza, responsável pelo projeto, a ideia é apresentar dicas e conhecimentos sobre jardinagem, abordando desde conceitos básicos até os mais avançados da área.
– Todos os jovens do projeto precisam experimentar a produção dos episódios, porque é uma forma de protagonismo e autonomia. Respeitamos o tempo e a dificuldade de cada um, porque eles estão gravando e propondo novos assuntos. Queremos que todos protagonizem um tema do "Jardinando" – explica Souza.
Já há 15 temas para serem elaborados nos vídeos. Eles vão mostrar o passo a passo de como plantar mudas, cuidados com plantas dentro de casa, como podar da forma correta, cultivo de orquídeas e bromélias, plantas alimentícias não convencionais (chamadas de PANCs), cactos e suculentas, plantas ideais para a casa de praia, entre outros assuntos relacionados à jardinagem.
De acordo com Ulisses, o grande diferencial do projeto é a "nova forma de falar sobre jardinagem".
– A linguagem está muito acessível. Desmistificamos coisas técnicas, com um linguajar popular. Tenho certeza que mesmo quem não gosta de plantas vai se interessar, porque vai ter acesso a assuntos que, antes, eram mais fechados. É uma linguagem jovem para clarear o tema, tornar ele mais acessível — acrescenta Souza.
Os episódios da série, já disponível no Instagram, Facebook e Youtube, ficarão também no WeTransfer.

Fonte: O Globo

Novidades

Projeto transforma crianças da Marambaia em guardiãs do manguezal por meio da música; conheça a iniciativa

13/07/2026

Entre o mar da Restinga da Marambaia e o manguezal de Guaratiba, a música tem servido, há 24 anos, c...

Turista faz registro raro de ´salto´ de tubarão em Ilhabela (SP)

13/07/2026

A auxiliar de coordenação escolar Brenda dos Santos, 24, conseguiu fazer um registro de um momento r...

Descoberta no Rio Grande do Sul revela réptil que antecedeu dinossauros e crocodilos

13/07/2026

Muito antes dos dinossauros dominarem os continentes e de surgirem os crocodilos modernos, seus ance...

Super El Niño: o que o Brasil pode fazer antes do clima cobrar a conta

13/07/2026

O El Niño voltou ao noticiário com um adjetivo que chama atenção: “super”. A expressão parece anunci...

Amazônia tem menor nível de alertas de desmatamento para o 1º semestre em uma década

13/07/2026

A Amazônia registrou no primeiro semestre de 2026 a menor área com sinais de desmatamento detectados...