UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Osasco vai construir 100 hortas urbanas pela cidade

26/04/2022

A prefeitura da cidade de Osasco, na grande São Paulo, está apostando nas hortas urbanas para gerar trabalho e renda para os habitantes enquanto transforma espaços ociosos e degradados. A renda da produção da horta, que é cultivada de forma orgânica, é 100% revertida para os trabalhadores locais.
As ações do projeto fazem parte de políticas públicas voltadas para a geração de emprego, trabalho e renda em Osasco, implantadas pela atual administração. O projeto, chamado “Agricultura Urbana”, faz parte do Departamento de Economia Solidária, da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE).
No início de abril a prefeitura entregou a 16ª Horta Urbana do programa, instalada na Rua Calixto Barbieri, 129, que vai beneficiar diretamente 7 famílias e indiretamente inúmeras outras. Medindo 2.500 metros quadrados, na horta são cultivadas diversas hortaliças, como coentro, pimentão, rúcula, alfaces roxa, crespa e mimosa, couve e salsinha. O cultivo será livre de agrotóxicos e comercializado a preços acessíveis.
“(…) este local só tinha mato, era um terreno improdutivo. Mas o trabalho dos agricultores foi incrível e em menos de 30 dias, o local foi transformado (…) a dificuldade foi grande, mas o resultado é inacreditável”, diz Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda da cidade.
Segundo Gelson, a meta da pasta é entregar 100 hortas urbanas. “Esse serviço transforma vidas, e transforma também os espaços urbanos. Cada depoimento que recebemos de nossos agricultores são relatos incríveis e motivadores para seguirmos em frente.”
“Quanto mais oportunidades tivermos de fazer políticas públicas que promovam renda para as famílias e melhorias ao meio ambiente, nós não mediremos esforços para fazer”, afirma Rogério Lins, prefeito de Osasco.


Confira os endereços de todas as hortas urbanas que já foram inauguradas em Osasco clicando em Ciclo Vivo

Novidades

Moradores denunciam árvores cimentadas em Copacabana e no Flamengo

22/10/2026

Moradores de Copacabana e do Flamengo, na Zona Sul, denunciam que bases de árvores nas calçadas fora...

Natura oferece desconto por embalagens vazias de cosméticos

22/10/2026

Embalagens de cosméticos que seriam descartadas podem voltar à cadeia produtiva e ainda render desco...

Coleta de tintas e latas chega a todas as regiões de São Paulo

22/10/2026

O descarte correto de determinados materiais pode ser muito difícil. É o caso das sobras de tintas e...

Nova linha de jeans da Renner une inovação, design e durabilidade

22/10/2026

O jeans é um dos itens mais icônicos e democráticos do guarda-roupa. Mas sua produção pode envolver ...