
31/05/2022
A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou na última segunda-feira (23) uma ilha de policogeração sustentável capaz de gerar simultaneamente eletricidade, água destilada e biodiesel.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Carolina Naveira-Cotta, o sistema conjuga o uso de energia solar com a recuperação de calor.
“Temos painel solar que gera eletricidade e, ao gerar eletricidade, joga fora muito calor no ambiente. Esse calor é recuperado para a destilação de água. Por isso, permite gerar eletricidade simultaneamente à água destilada. Essa água é potável, pode ser usada para consumo humano ou ter algum uso industrial”, explicou, em entrevista à Agência Brasil.
De acordo com a professora, o projeto pioneiro no país pode ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, chamadas de off-grid. Ilhas, áreas em conflito ou de desastres ambientais também seriam atendidas.
“Pode ser aplicado em qualquer lugar que esteja remoto ou inóspito. Então, se pode pensar em uma ilha, uma plataforma, um navio, no semiárido do nordeste, para atender comunidades que dependam de energia e também de água”, revelou, completando com o exemplo de uma ilha também off-grid. “Não tem cabo chegando lá [na ilha], em vez de queimar diesel no gerador, coloca um painel, gera eletricidade e transforma água do mar em água potável”, comentou.
A matéria na íntegra pode ser lida no Ciclo Vivo
Moradores denunciam árvores cimentadas em Copacabana e no Flamengo
22/10/2026
Natura oferece desconto por embalagens vazias de cosméticos
22/10/2026
Coleta de tintas e latas chega a todas as regiões de São Paulo
22/10/2026
Sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS
22/10/2026
Nova linha de jeans da Renner une inovação, design e durabilidade
22/10/2026
Pesquisadora brasileira recebe prêmio internacional
22/10/2026
