UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Focos de calor na Amazônia sobem 23,9% nos primeiros 5 meses de 2022

28/06/2022

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM identificou 5.172 focos de calor no bioma amazônico entre janeiro e maio de 2022. É um aumento de 23.9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 4.174 focos. Os registros recordes ainda são em 2016 (10.389) e 2019 (8.959).
Os imóveis rurais foram os mais afetados, concentrando 3.667 focos de calor, 71% do total. Na categoria de uso público, as terras indígenas estão nas regiões mais atingidas pelo agravamento do desmatamento atrelado ao fogo. Foram 367 focos, alta de 17,3% se comparado ao mesmo período de 2021.
Segundo a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, a presença eficiente do Estado poderia evitar o aumento do desmatamento. “Coibir o desmatamento significa reduzir o fogo no futuro, mas não podemos esperar que o fogo seja reduzido por conta das chuvas somente”, explica.
A Amazônia está num período de estiagem que se alonga até setembro, tendo seu ápice em agosto.
Outros biomas também sofreram com um aumento expressivo no número de focos de calor. No Cerrado, foram 6.630 registros este ano, contra 5.387 do ano passado. “Só em maio deste ano, no Pantanal, o número mais que dobrou”, afirma a diretora, alertando a um crescente de 273 para 402 focos entre 2021 e 2022.
Alencar ressalta que o Estado do Amazonas tem sofrido um aumento significativo no número de focos de calor, sobretudo de queimadas, em relação ao mesmo período de 2021. No ano anterior foram 150 focos e, entre janeiro e maio deste ano, o número subiu para 286.
A diretora destaca ainda que a parte sul do Amazonas é a nova fronteira agrícola, onde ocorre um processo de ocupação acelerado das terras públicas, principalmente aquelas ainda não destinadas. “Isso tem gerado muito desmatamento, e muito desmatamento gera muito fogo”, diz.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

MPF pede R$ 10 milhões de indenização ambiental por danos causados durante a queda do helicóptero na Vista Chinesa

20/10/2026

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra a empresa Voos Rio Panor...

Ex-ministros fazem manifesto em defesa das unidades de conservação ambiental do Brasil

20/10/2026

Um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente e ex-presidentes do Instituto Chico Mendes de Conservação ...

Passeio Público ganha movimento com samba e feira aos domingos, mas enfrenta problemas de conservação e segurança

20/10/2026

Tem samba, tem feira e tem carioca redescobrindo o Passeio Público. Mas o parque ainda não parece pr...

Correios passam a coletar eletroeletrônicos gratuitamente

20/10/2026

Quem tem itens como celulares velhos, cabos e fones de ouvido quebrados esquecidos na gaveta chegou ...

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...