UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Rio Tietê volta a ficar coberto por espuma tóxica em Salto

12/07/2022

O Rio Tietê amanheceu coberto por uma espuma tóxica no último domingo dia 10, no trecho que passa por Salto (SP). A última vez que o rio ficou coberto desta forma foi em maio deste ano. O mesmo aconteceu em outubro e novembro do ano passado.
A situação é algo recorrente no trecho. Ela é resultado do aumento do volume do rio depois de um longo período de estiagem, quando os poluentes ficam mais concentrados e aparecem em forma de espuma, devido a uma cachoeira próxima ao trecho.
A espuma é formada por resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento na capital paulista, que segue em direção ao interior do estado, segundo a prefeitura explicou em outros casos.
Um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica, divulgado em setembro do ano passado, mostra que a mancha de poluição no Rio Tietê chega a quase 300 quilômetros de extensão no interior de São Paulo, no trecho de Pirapora do Bom Jesus (SP) até Botucatu (SP).
O relatório anual apontou que os índices estavam melhores. Dos 53 pontos monitorados pela fundação, sete haviam melhorado. Um deles está no Rio Jundiaí, que deságua no Tietê, e outros quatro estão em afluentes da cidade de Itu (SP). Segundo a ONG, a mancha de poluição no trecho que passa pelo interior havia diminuído cerca de 40%.
Os dados também apontavam que a qualidade de água nos pontos monitorados era considerada regular, com um saldo positivo em relação aos últimos 12 meses. Para chegar a este ponto, foram dez anos de recuperação, informou a fundação.

Fonte: g1

Novidades

MPF pede R$ 10 milhões de indenização ambiental por danos causados durante a queda do helicóptero na Vista Chinesa

20/10/2026

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra a empresa Voos Rio Panor...

Ex-ministros fazem manifesto em defesa das unidades de conservação ambiental do Brasil

20/10/2026

Um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente e ex-presidentes do Instituto Chico Mendes de Conservação ...

Passeio Público ganha movimento com samba e feira aos domingos, mas enfrenta problemas de conservação e segurança

20/10/2026

Tem samba, tem feira e tem carioca redescobrindo o Passeio Público. Mas o parque ainda não parece pr...

Correios passam a coletar eletroeletrônicos gratuitamente

20/10/2026

Quem tem itens como celulares velhos, cabos e fones de ouvido quebrados esquecidos na gaveta chegou ...

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...