UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Australianos usam borracha de pneus velhos para produzir concreto

18/08/2022

A borracha de pneus descartados pode substituir 100% dos agregados convencionais usados na fabricação de concreto. É o que descobriram os engenheiros da RMIT University, em Melbourne, na Austrália. O concreto fabricado com o material atende aos códigos de construção e prometendo ser um impulso para a economia circular.
O “concreto mais verde” usa a borracha de pneus que já não são mais usados no lugar de cascalho e brita. Segundo a equipe que desenvolveu o material, o novo concreto é mais leve e tem potencial para promete reduzir significativamente os custos de fabricação e transporte.
Pequenas quantidades de partículas de borracha de pneus já são usadas para substituir esses agregados, mas esta é a primeira vez todos os agregados foram substituídos por borracha sem prejudicar a qualidade do concreto.
O estudo foi publicado na revista Resources, Conservation and Recycling. O autor principal, o Ph.D Mohammad Momeen Ul Islam, pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade RMIT, disse que as descobertas desbancaram uma teoria popular sobre o que poderia ser alcançado com partículas de borracha reciclada em concreto.
“Demonstramos com nosso método preciso de moldagem que essa limitação percebida durante décadas no uso de grandes quantidades de partículas grossas de borracha no concreto pode agora ser superada”, disse Islam.
“A técnica envolve o uso de moldes de fundição recém-projetados para comprimir o agregado de borracha grossa em concreto fresco que melhora o desempenho do material de construção”.
O co-autor do estudo e líder da equipe, professor Jie Li, disse que este processo de fabricação traz benefícios ambientais e econômicos. “Como a maior parte do concreto típico é agregado graúdo, substituir tudo isso por borracha de pneu usada pode reduzir significativamente o consumo de recursos naturais e também abordar o grande desafio ambiental do que fazer com pneus usados”, disse ele.
Outra vantagem do concreto desenvolvido pelos pesquisadores é a redução dos custos de fabricação e transporte. “Isso beneficiaria uma série de desenvolvimentos, incluindo projetos habitacionais de baixo custo em áreas rurais e remotas da Austrália e outros países ao redor do mundo”, explica Li.
Segundo Islam, o processo de fabricação da equipe pode ser ampliado de forma econômica em um ambiente industrial de concreto pré-moldado na Austrália e no exterior. Após testes bem-sucedidos na oficina, a equipe agora está analisando o reforço do concreto para ver como ele pode funcionar em elementos estruturais.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

MPF pede R$ 10 milhões de indenização ambiental por danos causados durante a queda do helicóptero na Vista Chinesa

20/10/2026

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra a empresa Voos Rio Panor...

Ex-ministros fazem manifesto em defesa das unidades de conservação ambiental do Brasil

20/10/2026

Um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente e ex-presidentes do Instituto Chico Mendes de Conservação ...

Passeio Público ganha movimento com samba e feira aos domingos, mas enfrenta problemas de conservação e segurança

20/10/2026

Tem samba, tem feira e tem carioca redescobrindo o Passeio Público. Mas o parque ainda não parece pr...

Correios passam a coletar eletroeletrônicos gratuitamente

20/10/2026

Quem tem itens como celulares velhos, cabos e fones de ouvido quebrados esquecidos na gaveta chegou ...

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...