UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mansão de 1,2 mil anos é encontrada em deserto israelense

25/08/2022

Arqueólogos trabalhavam em escavações no deserto de Negev, localizado ao sul de Israel, quando descobriram uma luxuosa propriedade rural de cerca de 1,2 mil anos. Em comunicado publicado nesta terça-feira, a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) disse que a extensa construção pode ter sido residência de um rico proprietário de terras que supervisionava fazendas na área.
Com estruturas subterrâneas, os habitantes da mansão conseguiam superar o calor do verão com o auxílio da arquitetura. Datada do início do período islâmico, entre os séculos VIII a IX, o local possuía quatro alas e foi erguido em torno de um pátio principal. Afrescos coloridos enfeitavam as paredes e os pisos, e algumas salas tinham grandes fornos que provavelmente eram usados para cozinhar.
A descoberta mais surpreendente, no entanto, foi feita sob o pátio – uma cisterna de três metros de profundidade escavada na rocha e que fornecia aos moradores água fresca durante todo o ano. Além disso, estruturas abobadadas (construções em forma de arco) foram construídas no subterrâneo e utilizadas para armazenar alimentos. Isso fez com que os moradores pudessem transitar pelo espaço sem precisar enfrentar o sol do deserto.
— A luxuosa propriedade e as impressionantes abóbadas subterrâneas são evidências dos recursos dos proprietários. Seu alto status e riqueza permitiram que eles construíssem uma mansão que servia de residência e entretenimento — comentaram os diretores da escavação, Oren Shmueli, Elena Kogan-Zehavi e Noé D. Michael.
Em nota, a Autoridade de Antiguidades de Israel e a Autoridade para o Desenvolvimento e Colonização dos Beduínos disseram planejar a conservação e exibição das descobertas ao público em geral. Em junho, a AAI também anunciou a descoberta dos restos de uma das mesquitas rurais mais antigas do mundo. Localizada na mesma cidade da mansão e com épocas semelhantes, as autoridades indicam que este pode ser um testemunho da expansão do islamismo naquela região.

Veja as fotos acessando o O Globo

Novidades

Correios passam a coletar eletroeletrônicos gratuitamente

20/10/2026

Quem tem itens como celulares velhos, cabos e fones de ouvido quebrados esquecidos na gaveta chegou ...

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...

Bagaço de cana dá origem a geis para limpar obras de arte

20/10/2026

Limpar uma obra de arte, um papel antigo ou uma peça de tecido exige cuidado com a quantidade de águ...

De volta à natureza: aves, jabutis, ouriços e macacos vítimas de caça e maus-tratos são soltos no ES

20/10/2026

Aves, jabutis, ouriços e macacos-prego resgatados de maus-tratos, caça e cativeiro ilegal ganharam u...

Ecoparques dão nova vida aos resíduos e reduzem emissões

20/10/2026

O lixo que sai de nossas casas, dos comércios e das indústrias não precisa terminar sua trajetória e...

O rio cristalino que nasce de águas subterrâneas e atrai turistas de todo o mundo para MS

20/10/2026

As chuvas intensas dos últimos dias na Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, transformaram a pa...