UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mundano pinta mural com cinzas de florestas brasileiras no Rock in Rio

08/09/2022

Depois de reproduzir uma obra de Tarsila do Amaral com a lama tóxica de Brumadinho e denunciar a destruição dos grandes biomas brasileiros, em um painel pintado com as cinzas das queimadas na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, o artivista Mundano leva sua arte ao Rock in Rio com um mural foi feito com cinzas de nossas florestas.
Usando cinzas dos biomas brasileiros e um verniz fosco à base de água, Mundano traz ao festival reflexões sobre a preservação do meio ambiente no Brasil, convocando o público a defender nossa natureza com a mesma paixão que dedica à música e seus artistas favoritos.
“Imagina como seria se a preservação ambiental fosse como a música: uma paixão nacional. Milhares de pessoas colando na grade pra ver a nossa Amazônia preservada, a Mata Atlântica sendo restaurada, o Pantanal protegido, a Caatinga e o Pampa reconhecidos e o Cerrado sendo muito amado”, conta Mundano.
A obra de arte foi feita em escalas de cinza e contou com a assistência do artista André Firmiano e com a presença do produtor de Mundano André Libério. Com o conceito “Juntos pela Preservação Ambiental”, Mundano traz como referência visual dezenas de fotos do público, apaixonados pelo Rock in Rio, que gosta de ver seus ídolos bem de pertinho.
“Muitos deles carregando pequenas faixas que expressam seu amor e a sua banda preferida. Mas e se a Amazônia fosse a diva? Mata Atlântica fosse o novo hit? Pantanal o novo galã?”, questiona o artivista.

Termine de ler a reportagem acessando o Ciclo Vivo

Novidades

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...

Bagaço de cana dá origem a geis para limpar obras de arte

20/10/2026

Limpar uma obra de arte, um papel antigo ou uma peça de tecido exige cuidado com a quantidade de águ...

De volta à natureza: aves, jabutis, ouriços e macacos vítimas de caça e maus-tratos são soltos no ES

20/10/2026

Aves, jabutis, ouriços e macacos-prego resgatados de maus-tratos, caça e cativeiro ilegal ganharam u...

Ecoparques dão nova vida aos resíduos e reduzem emissões

20/10/2026

O lixo que sai de nossas casas, dos comércios e das indústrias não precisa terminar sua trajetória e...

O rio cristalino que nasce de águas subterrâneas e atrai turistas de todo o mundo para MS

20/10/2026

As chuvas intensas dos últimos dias na Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, transformaram a pa...

Pesquisadores descobrem perereca-de-vidro inédita no Cerrado

20/10/2026

A biodiversidade do Cerrado ainda guarda espécies desconhecidas pela ciência. Uma delas é a Vitreora...