UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Seca no Pantanal: jacarés e vacas ficam atolados em lama na busca por água

15/09/2022

Vacas e jacarés foram flagrados atolados em uma grande poça de lama, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em busca de água para sobreviver. Com a seca extrema que o bioma enfrenta nos últimos meses, os jacarés se confundem com o barro e o gado chega a ficar com as quatro patas enfiadas a lama.
O registro foi feito pelo corretor de imóveis Hugo Tognini, que compartilha registros da vida pantaneira pelas redes sociais.
Em conversa com o g1, o pantaneiro falou sobre a falta de chuva que o Pantanal enfrenta e sobre as cenas dramáticas que registra dos animais em busca de água.
"Aqui está chovendo pouco, faz tempo que não chove. A cheia não vem faz tempo, aqui no Pantanal chove, mas chove espalhado, precisa de mais água", disse o corretor.
Tognini contou como foi presenciar o drama de ver os animais atolados ao barro. Ele disse que passou pela poça de lama e viu vários caminhões parados e alguns companheiros tentando ajudar as vacas que estavam atoladas.
"Eu desci correndo, tentei ajudar. Foi quando decidi filmar. Os animais desceram para buscar água, para matar a sede. Quando tentaram beber a água, atolaram. Os jacarés também, eles têm que ficar na água, mas não tinha mais ali, só lama", explicou.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o fogo no Pantanal não foi a principal ameaça neste ano, mas a seca está forte. O número de focos de incêndio em setembro deste ano caiu em 77%, se comparado ao mesmo período do ano passado, mas as chuvas são esparsas, segundo as informações do sistema de monitoramento.
Em julho deste ano, Hugo Tognini fez outro registro da seca no bioma, na região do Abobral. Vários jacarés foram vistos agonizando em uma poça de lama, em uma fazenda na região. No vídeo, os animais aparecem amontoados na busca pela vida.
Nas imagens, vários jacarés aparecem a poucos metros do que seria um bebedouro de água para cavalos e gado. Os animais, desnutridos e em situação crítica, se confundem com a lama e as pedras. Alguns deles aparentam estar mortos e outros suspiram ainda vivos.

Fonte: g1

Novidades

De local de tiro a santuário, arquipélago de Alcatrazes (SP) renasce dez anos após decreto

20/10/2026

Em vez do barulho dos tiros, há o tamborilar de fragatas macho, com seus papos vermelhos inchados co...

Bagaço de cana dá origem a geis para limpar obras de arte

20/10/2026

Limpar uma obra de arte, um papel antigo ou uma peça de tecido exige cuidado com a quantidade de águ...

De volta à natureza: aves, jabutis, ouriços e macacos vítimas de caça e maus-tratos são soltos no ES

20/10/2026

Aves, jabutis, ouriços e macacos-prego resgatados de maus-tratos, caça e cativeiro ilegal ganharam u...

Ecoparques dão nova vida aos resíduos e reduzem emissões

20/10/2026

O lixo que sai de nossas casas, dos comércios e das indústrias não precisa terminar sua trajetória e...

O rio cristalino que nasce de águas subterrâneas e atrai turistas de todo o mundo para MS

20/10/2026

As chuvas intensas dos últimos dias na Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, transformaram a pa...

Pesquisadores descobrem perereca-de-vidro inédita no Cerrado

20/10/2026

A biodiversidade do Cerrado ainda guarda espécies desconhecidas pela ciência. Uma delas é a Vitreora...