UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Biblioteca em escola na Tailândia é feita em bambu e tijolos de barro

27/09/2022

A Biblioteca da Escola Secundária da Panyaden International School, situada na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, foi projetada para criar uma atmosfera inspiradora, pacífica e confortável para os alunos adolescentes lerem e estudarem. O projeto, elaborado pelo premiado escritório de arquitetura Chiangmai Life Architect, combina design orgânico moderno, bambu e tecnologia.
A filosofia da escola é ensinar valores humanos baseados no amor à natureza e princípios educacionais budistas, juntamente com um currículo britânico internacionalmente competitivo.
O design circular funciona como uma cápsula central afundada com um olho para o céu através da clarabóia acima, cercada em círculos concêntricos primeiro por pequenas mesas de trabalho embutidas e depois por um arco de bambu que abriga a seção principal da estante de livros. As estantes estão orientadas radialmente com vários tipos de espaços de estudo entre eles. A cápsula afundada com sua sensação de catedral também é popular para discussões e leituras em grupo.
A biblioteca oferece espaços tradicionais com mesas, mas também espaços lounge com um ambiente mais descontraído decorado com pufes e almofadas. Ela também abriga duas salas de estudo com isolamento acústico para sessões em grupo e um pequeno escritório para o bibliotecário.
As paredes são feitas de tijolos de barro e o telhado é feito de bambu. O telhado de bambu é projetado em dois níveis; o nível superior é um projeto de telhado onde cada viga de bambu estrutural se apoia na próxima sem a necessidade de pilares de suporte. No topo há uma cúpula de clarabóia que fornece luz natural para toda a biblioteca abaixo.
A biblioteca está equipada com um sistema de refrigeração central de última geração que escoa suavemente o ar frio sem a sensação desconfortável de uma corrente de ar frio. A biblioteca também está equipada com um sistema de ar fresco, que durante a época de queimadas, fornece ar ultra limpo, soprando ar filtrado do exterior para a sala, criando assim uma pressão positiva que impede a entrada de ar poluído quando a porta é aberta. Este sistema também é útil durante outras estações, pois fornece continuamente oxigênio fresco, criando assim um clima ideal para estudar.
O Centro Esportivo feito em bambu da Panyaden International School, também projetado pelo escritório Chiangmai Life Architect, recebeu diversos prêmios de design e arquitetura ao redor do mundo.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES

13/10/2026

Cerca de quatro toneladas de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) foram lançadas de um helic...

Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro

13/10/2026

Os índices de desmatamento caíram no cerrado e subiram na amazônia em setembro. A área sob alerta na...

Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário

13/10/2026

Manaus amanheceu nesta sexta-feira (9) mais uma vez coberta de fumaça. A Defesa Civil disparou um al...

FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas

13/10/2026

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai enviar dois aviões para ajudar no combate aos incêndios florestai...

Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas

13/10/2026

A qualidade do ar em Manaus chegou a níveis graves para a população e fez a Defesa Civil disparar al...