
04/10/2022
O Zoológico de Brasília tem um novo animal exposto para os visitantes. Conhecido como "eterno juvenil", o axolote, espécie ameaçada de extinção, ganhou um espaço no borboletário.
O axolote é um anfíbio que vive em ambientes escuros e de água doce. Eles são cegos e têm alta capacidade regenerativa, sendo importantes para pesquisas científicas.
De acordo com o zoológico, em janeiro, o bicho – que ainda não tem nome – foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e trazido para Brasília.
"A equipe da Diretoria de Répteis, Anfíbios e Artrópodes (DRA) prestou a devida assistência e cuidados necessários", informou o zoo.
A espécie pode medir entre 15 cm e 45 cm e é conhecida por atingir a maturidade sexual, mas permanecer no estado juvenil. Por isso, eles são chamados de "eternos juvenis".
Os axolotes são nativos do México e estão ameaçados de extinção. "Graças ao trabalho de pesquisadores e aquaristas, o axolote pode ser encontrado espalhado em diversos recintos ao redor do mundo", diz o Zoo de Brasília.
Ainda segundo a instituição, o axolote é um animal "muito importante para pesquisas científicas" por causa da sua capacidade de regeneração.
"Em caso de perda de algum membro de seu corpo ou perda parcial dos órgãos, ele tem a capacidade de regenerar 100% do local afetado, restaurando totalmente o local e suas funções", conta Carlos Eduardo Nóbrega, diretor da Diretoria de Répteis, Anfíbios e Artrópodes.
Atualmente, o Zoo de Brasília é lar de três axolotes: dois juvenis e uma fêmea adulta. Porém, apenas um dos machos está em exposição.
Os outros estão fora, na tentativa de reprodução para contribuir com a conservação da espécie. Para visitar o "eterno juvenil" no borboletário, é só ir ao Zoo, de quarta a domingo, das 9h às 12 ou das 13h30 às 16h30.
Fonte: g1
Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES
13/10/2026
Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro
13/10/2026
Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário
13/10/2026
FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas
13/10/2026
Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas
13/10/2026
Quando medir o ciclo não basta
13/10/2026
