UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com uso de helicóptero, Secretaria do Ambiente e Clima e PM desmobilizam aterro clandestino em Vargem Grande

01/11/2022

A Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC) realizou uma grande operação na manhã de terça-feira 25/10, com o apoio da Polícia Militar Ambiental, para desmobilizar um aterro clandestino de entulho, na comunidade Santa Luzia, em Vargem Grande. A ação contou com o apoio de um helicóptero da PM. As denúncias sobre a irregularidade foram enviadas para a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens.
Os fiscais da Coordenadoria de Defesa Ambiental da SMAC identificaram extensa degradação da área, além de supressão de vegetação e aterramento de um rio. Uma marmoraria clandestina também foi fechada na comunidade. Outros órgãos de fiscalização já haviam tentado acessar o local para combater a irregularidade, mas sem sucesso, já que pessoas, com rádio transmissores, avisavam sobre a chegada das equipes, gerando a fuga dos operários. Desta vez, as equipes conseguiram chegar pelo alto, flagrando a ação irregular.
– Isso é um verdadeiro crime ambiental que pode gerar multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões. Vamos manter a fiscalização para identificar, apreender as máquinas e punir os responsáveis – afirmou o coordenador de Defesa Ambiental, José Maurício Padrone.
A área degradada tem cerca de 50 mil metros quadrados, o que corresponde a cinco campos oficiais de futebol. O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou o prejuízo da ação ilegal aos moradores da região.

Termine de ler esta matéria clicando em Prefeitura do Rio

Novidades

Com espaços fluidos, escola integra a natureza à aprendizagem

09/07/2026

Na era dos sons das notificações e das respostas rápidas ao alcance das mãos, proibir celulares nas ...

Novo estudo indica por que a Antártica congelou milhões de anos antes do Ártico

09/07/2026

A Antártica Oriental abriga o maior manto de gelo da Terra, com água suficiente para elevar o nível ...

Tinta refletora reduz o calor em moradias vulneráveis na África

09/07/2026

Uma pergunta simples deu origem a uma solução inédita: o uso de uma tinta para enfrentar o calor ext...

Europa pode enfrentar semanas mais mortais com nova onda de calor, alerta OMS

09/07/2026

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou nesta terça-feira (7) que a Europa poderá enfrentar "se...