UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Prefeito Carioca suspende proibição de venda de coco nas praias do Rio

24/11/2009

O prefeito Eduardo Paes mandou cancelar a medida da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) que previa a proibição da venda de coco verde nas areias das praias do Rio.
O assunto gerou polêmica entre os banhistas no fim de semana de sol. Quem aproveitava a praia criticou a proposta, que estava em fase de regulamentação e ia começar a vale a partir de 01/12. A proibição foi uma iniciativa do Comitê Gestor da Orla, coordenado pela SMA, e tinha 2 justificativas: preservar a saúde dos consumidores e evitar o acúmulo de lixo nas praias. De acordo com a Comlurb, as cascas de coco respondem a 60% do volume diário de lixo recolhido nas areias. Na alta temporada, são retiradas de 60 a 70 toneladas das praias nos dias de semana; nos sábados e domingos, de 100 a 180 toneladas.
Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta 2ªF, Paes reconheceu que o problema não está na fruta, mas na postura da população que polui o espaço público.
- Proibir o coco é tirar o bode da sala. A Avenida Rio Branco é varrida 5 vezes por dia. Isso não existe em nenhum lugar do mundo, e a praia é outro exemplo. A população precisa ter mais educação, higiene e respeito ao espaço público. A Comlurb custa 900 milhões por ano ao governo, e o lixo coletado hoje na rua é 4 vezes mais caro do que a coleta domiciliar. Uma meta boa para a sociedade era reduzir esse gasto com lixo público - disse o prefeito.

Fonte: O Globo

Novidades

Imagens de satélite mostram antes e depois de deslizamento no Nepal; VEJA

27/08/2026

Imagens de satélite mostram o antes e depois de um deslizamento que atinge a fronteira entre o Nepal...

Desvendado o mistério do ´chifre´ do narval, o ´unicórnio do mar´

27/08/2026

Os narvais têm a única presa reta da natureza: um único dente que pode chegar a três metros de compr...

Com ondas de calor, Europa tem verão que deve entrar para a história climática

27/08/2026

Dizer que "faz calor no verão" não surpreende ninguém, mas o deste ano no Hemisfério Norte atingiu n...

Calor transforma dia a dia em comuna símbolo do aquecimento climático na Europa

27/08/2026

Há cinco anos, a comuna siciliana Floridia alcançou a temperatura mais alta já registrada na Europa....

Superfície dos oceanos atinge maior temperatura já registrada, aponta observatório europeu

27/08/2026

A temperatura média da superfície dos oceanos atingiu 21,1°C no último sábado (22), o maior valor di...