UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Operação conjunta retira aves exóticas de Fernando de Noronha

13/02/2023

Uma parceria firmada entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), a Administração de Fernando de Noronha e a Força Aérea Brasileira (FAB) possibilitou a retirada de oito pássaros exóticos do arquipélago na última terça dia 7.
Os animais foram levados para o continente. Foram transportadas seis calopsitas e dois periquitos australianos, num avião militar da FAB.
Os pássaros foram acompanhados pela veterinária do governo local, Camila Cansian. Segundo ICMBio, essas aves têm potencial de se transformarem numa praga na ilha, competindo com as aves nativas de Noronha. Elas eram criadas por uma moradora.
"No passado tivemos a introdução de outras aves, que ainda permanecem na ilha, como os pardais - que hoje são considerados uma praga - e o galo-de-campina, que permanece em Noronha, mas ainda não se transformou em problema. Ambas as espécies não pertencem a Fernando de Noronha”, informou o analista ambiental Ricardo Araújo, coordenador o setor de pesquisa no ICMBio.
Ricardo Araújo relatou que os técnicos do instituto explicaram à tutora das aves os riscos que os pássaros representam e convenceram a moradora da necessidade de retirada dos animais.
O coordenador de Pesquisa do ICMBio indicou que o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental proíbe a permanência das aves em Fernando de Noronha.
“É fundamental que os moradores entendam a importância de não trazer para a ilha esses animais para a manutenção da conservação ambiental de Noronha”, falou Ricardo Araújo.

Fonte: g1

Novidades

Abelhas conseguem resolver desafio novo sem aprender antes, revela estudo

07/07/2026

O pensar em um animal inteligente, o que vem à sua cabeça? Chimpanzés? Golfinhos? Um corvo? Provavel...

Incêndio florestal na França força evacuação de mais de 10 mil pessoas

07/07/2026

Um incêndio florestal fora de controle no sudoeste da França forçou a retirada de mais de 10 mil pes...

Calor extremo nos EUA cancela eventos dos 250 anos de independência e deixa milhões em alerta

07/07/2026

A forte onda de calor que atinge os Estados Unidos deixou milhões de pessoas em alerta, pressionou a...

Onda de calor mata ao menos 19 pessoas no estado de Nova Jersey

07/07/2026

Ao menos 19 pessoas morreram no estado de Nova Jersey, aparentemente por causa da onda de calor que ...

Incêndios devastam florestas durante calor intenso na Europa

07/07/2026

Centenas de bombeiros combatem incêndios florestais em França, Espanha e Portugal neste domingo (05/...

Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença

02/07/2026

Uma coruja-jacurutu, considerada a maior espécie de coruja do Brasil, foi registrada no distrito de ...