UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Torre de igreja ressurge após reservatório secar na Espanha

21/03/2023

Uma igreja ressurgiu na vila de San Roman, na Catalunha, nordeste da Espanha, por conta da seca que afeta a região — há 36 meses as chuvas estão abaixo da média. A construção fica no reservatório de Sau, que tem seu menor volume de água desde 1990.
A situação, no entanto, não deve melhorar tão cedo, segundo a Agencia Estatal de Meteorologia (Aemet).
A primavera de 2023, que começa nesta segunda-feira (20) no hemisfério norte, terá clima mais seco e quente do que o normal ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo, que inclui a Catalunha. Como resultado, os riscos de incêndios florestais aumentam, mesmo com chuvas em outras partes do território espanhol.
"Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está sendo afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo", disse Ruben del Campo, porta-voz da Aemet, referindo-se ao nordeste da Espanha.
Ele apontou as mudanças climáticas como um dos principais fatores. “As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões”, afirmou.
A seca na Espanha, medida em 12 meses, não é pior do que em 2017, 2012 e 2005. Mas o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27%, ligeiramente acima do nível em partes da região sul da Andaluzia.
No início de março, após 25 meses sem chuvas significativas, o governo catalão pediu para a maioria de seus sete milhões de habitantes reduzir o uso de água em 8% em casa, 15% na indústria e 40% na agricultura.

Fonte: g1

Novidades

Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES

13/10/2026

Cerca de quatro toneladas de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) foram lançadas de um helic...

Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro

13/10/2026

Os índices de desmatamento caíram no cerrado e subiram na amazônia em setembro. A área sob alerta na...

Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário

13/10/2026

Manaus amanheceu nesta sexta-feira (9) mais uma vez coberta de fumaça. A Defesa Civil disparou um al...

FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas

13/10/2026

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai enviar dois aviões para ajudar no combate aos incêndios florestai...

Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas

13/10/2026

A qualidade do ar em Manaus chegou a níveis graves para a população e fez a Defesa Civil disparar al...