UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ambientalista aponta descaso do poder público após aparecimento de arraias mortas no Fundão

13/04/2023

Dezenas de arraias foram encontradas mortas na Prainha, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. Segundo pescadores locais, os peixes não foram vítimas de pescaria de arrasto, mas das péssimas condições da qualidade da água da Baía de Guanabara. Para o ambientalista Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva, a mortandade é o reflexo da falta de ação do poder público no local.
"É mais um crime dessa poluíção da Baía de Guanabara. A Baía recebe 18 mil litros de esgoto por segundo, 90 tineladas de lixo por dia, e poluentes industriais, como metais pesados, de dez mil indústrias. A mortandade de peixe acontece sucessivamente, os pescadores estão passando fome, na insegurança alimentar, e não há nenhuma ação efetiva do poder público para reverter o sacrifício ambiental do local", afirmou Sérgio Ricardo.
Em imagens enviadas ao DIA, um pescador mostrou dezenas de arraias espalhadas pela areia da praia e outras ainda no mar. "Eu já vi mortandade de peixe, mas de arraia... É alguma química na água, não tem marca de rede (de pesca). Nunca vi mortandade de arraia. Olha como está a nossa Baía de Guanabara", disse .
Um outro pescador local, que preferiu não ser identificado, afirmou que os peixes não são comumente encontrados na região e podem ter morrido por conta da poluíção. "Esses peixes morreram, provavelmente, após ficarem presos na Baía de Guanabara. Eles não são típicos da região, devem ter entrado e morrido por falta de oxigenação e água poluída", disse.
Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que, até o momento, não foi acionado para checar denúncia de morte de arraias. Os técnicos farão uma vistoria no local e irão coletar amostras de água da Prainha, na Ilha do Fundão, para análise.

Fonte: O Dia

Novidades

Por que a América Latina está enfrentando tantos terremotos? Entenda o que explica os tremores na região

13/10/2026

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Panamá nesta sexta-feira (9) e provocou um alerta de tsunami...

Cientistas alertam para riscos à saúde causados por ozônio derivado de queimadas

13/10/2026

Em julho, enquanto a fumaça dos incêndios florestais no Canadá avançava para o sul, autoridades de N...

Fumaça de incêndios florestais da Indonésia atinge ao menos 4 países

13/10/2026

O Sudeste Asiático está tomado pela fumaça dos incêndios florestais que se espalharam pela Indonésia...

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...