UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Hyundai entra para o Hub de Economia Circular Brasil

18/04/2023

Criado para integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular na América Latina, o Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC) anuncia a entrada da primeira montadora de automóveis a integrar seu ecossistema. A Hyundai é a primeira companhia do setor automobilístico e vai, em parceria com os demais membros, explorar oportunidades e viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização.
A montadora, que tem como meta global alcançar o net zero até 2045, vai difundir internamente os principais conceitos associados ao tema e fortalecer práticas de governança, preparando-se para as novas regulamentações da indústria.
Em suas primeiras interações com o Hub-EC, a Hyundai já apresentou iniciativas práticas nas dimensões de fluxo e fornecimento circular em seu complexo industrial de Piracicaba (SP): os resíduos do produto selante, utilizado na pintura das carrocerias, estão sendo reaproveitados na fabricação de artigos poliméricos, como antiderrapantes. As bitucas de cigarro descartadas também estão ganhando um novo destino e são transformadas em massa celulósica por meio de um processo pioneiro de reciclagem, com tecnologia brasileira, seguindo para a produção de papel artesanal e reciclado.
Criado pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros. O ecossistema facilita o engajamento e, por meio de uma modelagem única de articulação, promove relações de confiança e transparência para garantir a troca de informações confidenciais sobre os processos internos de cada empresa.
Estas parcerias possibilitam o desenvolvimento de diretrizes para potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que dificilmente seria estruturado de forma isolada pelas mesmas companhias. Como exemplo, há projetos em andamento para fortalecer a cadeia reversa do plástico filme e de linha branca.
“Sabemos que podemos ir além das ações básicas, que também são de grande importância, e avançar em novos campos que potencializem nossa operação, como é o caso do Hub- EC”, destaca Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
A diretora da E4CB e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, destaca que a Hyundai Motor Brasil traz uma diversificação setorial fundamental ao Hub-EC: “É com muita empolgação que recebemos a Hyundai no nosso ecossistema, trazendo novas oportunidades para conexões e soluções circulares. Existe uma percepção de que a transição para a economia circular envolve, exclusivamente, incentivos, políticas públicas e tecnologia, e que pode ocorrer a nível isolado e setorial. Mas, o que nós aprendemos com o Hub-EC é que, se não engajarmos todos os atores, de vários segmentos e tamanhos, e criarmos uma agenda comum, não saímos do lugar. A presença do setor automotivo nos permite expandir o debate para um contexto que envolve mobilidade, bioeconomia e a aplicação de novos materiais, em linha com a realidade do nosso país”.

Termine de ler a matéria acessando o CicloVivo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...