UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Engenheiro constrói domos ecológicos na zona rural de Marrocos

20/04/2023

Younes Ouarzi é um engenheiro marroquino que usa a construção ecológica para garantir moradias confortáveis e seguras para comunidades rurais, usando como matéria prima os recursos locais, em especial a terra natural. Para isso, ele fundou a Eco-dôme Maroc, com a “vocação é destacar a herança marroquina da construção em terra com uma adaptação ao moderno para criar edifícios que sejam tradicionais e ofereçam as várias conveniências do moderno”, como destaca o site da empresa.
Inspirado na técnica do superadobe , criada pelo arquiteto iraniano-americano Nader Khalili na década de 1980, ele garante moradia em domos ecológicos acessíveis e duráveis ​. De maneira simples, o superadobe ou earthbags consiste em empilhar sacos de lona muito resistentes cheios de terra para criar estruturas sólidas e bastante resistentes. Graças à simplicidade, baixo custo e uso de matéria-prima local, esta técnica de construção sustentável ganhou espaço e algumas variações em todo o mundo.
As casas que Ouarzi constrói unem o superadobe com a estética das casas antigas do Marrocos. O resultado são domos ecológicos que trazem segurança aos moradores, mantendo a sua identidade cultural. Mas, a empresa também oferece a possibilidade de projetos personalizados, de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente.
A Eco-dôme Maroc possui arquitetos para projetar as casas ou adequar um projeto próprio às necessidades de cada família e características da construção, como as paredes curvas. Nos planos técnicos são incluídos a estrutura, abastecimento de água potável, saneamento e eletricidade.
Depois do projeto pronto e aprovado, as equipes de construção da empresa entram em ação. São profissionais treinados e qualificados em diferentes etapas: especialistas estruturais e técnicos de lotes: água, saneamento e eletricidade; e artesãos especializados em acabamentos tradicionais marroquinos e acessórios interiores e exteriores.
O formato e o material usados ajudam a resolver outros problemas, como o clima. Esse tipo de construção gera um bom isolamento térmico, mantendo o o frescor ou o calor no interior, com uma diferença de 15°C sem aquecimento ou ar condicionado. As casas de construção concêntrica são também muito resistentes a ventanias e até tremores de terra.
A construção dos domos ecológicos tem custos menores em comparação com a construção convencional. E as vantagens não são apenas econômicas, mas também ambientais. A técnica do superadobe prioriza recursos locais, ou seja, não há a emissão e impacto ambiental com o transporte, o consumo de energia também é bem menor e a resistência da construção dispensa reformas constantes, com mais custos e recursos envolvidos.
Um exemplo de como as soluções mais simples podem ser as mais eficientes. Iniciativas como a de Younes Ouarzi promovem a promover o uso de técnicas construtivas mais sustentáveis ​​e ecológicas em todo o mundo: garantindo moradias acessíveis, boa qualidade de vida e reduzindo o impacto ambiental de nossas ações no planeta.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...