UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tinta muda de cor conforme desmatamento na Amazônia

09/05/2023

O desmatamento da Amazônia aumentou 14% em março de 2023. O número é o terceiro maior para o mês desde o começo da série histórica em 2016, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Porém, mesmo com a divulgação de dados como esse e o reflexo na vida de diversas comunidades, o desmatamento ainda é um problema distante para muitos. É exatamente para ampliar a conscientização em torno do tema que a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, lança o Projeto Verde Amazônia, idealizado pela agência VMLY&R.
Para conectar a população com essa causa, a marca decidiu usar a sua especialidade: as cores. Utilizando dados do INPE, a Coral desenvolveu uma tecnologia que traduz dados, notícias e prognósticos da preservação da Floresta Amazônica em cor, alterando a tonalidade do verde de acordo com essas mudanças.
Se as taxas de desflorestamento e as notícias negativas sobre o assunto aumentam, por exemplo, o tom fica menos esverdeado. Já o efeito contrário produz uma tinta com maior porcentual de verde. Essas nuances de tonalidade podem ser acompanhadas diariamente pelo hotsite e vão gerar, a cada semana, um cruzamento desses dados com uma cor verde da Tintas Coral.
“O desmatamento na Amazônia provoca o desequilíbrio de todo o planeta, colocando em risco a nossa biodiversidade e a qualidade de vida das futuras gerações. Ainda assim, muitas pessoas não conseguem se envolver com a causa, porque vivem em grandes centros e se sentem distantes dessa realidade. Essa nova ação é inovadora e leva a discussão sobre o tema, literalmente, para dentro de casa”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marketing e Cor para Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Ao acessar o site é possível navegar pelas variações de tonalidades das últimas semanas e meses. As versões do verde da Amazônia de anos anteriores também estão disponíveis, sendo possível chegar até a variação da cor em 1988.
“Uma das coisas mais incríveis desse projeto é que estamos aproximando as pessoas da Amazônia através de um produto da Tintas Coral, um dos nossos principais clientes. Dados viram cores e essas cores podem virar conscientização sobre o que está acontecendo com o meio ambiente”, disse Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R Brasil.
Nos próximos meses, a Coral vai compartilhar em suas redes sociais conteúdos que informam sobre as mais recentes iniciativas de preservação da Amazônia, para amplificar ainda mais o movimento de conscientização ambiental.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...