UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto remunera pescadores por lixo recolhido no mar

13/06/2023

A Fundação Florestal acaba de reabrir o cadastramento no projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo. A iniciativa contempla pescadores artesanais de arrasto de camarão que coletam resíduos do mar enquanto realizam a atividade pesqueira. Os pescadores interessados em participar devem se cadastrar junto às APAs Marinhas e o chamamento permanecerá aberto até dezembro de 2023.
O projeto, lançado em 2022, prevê pagamentos via cartão-alimentação, até R$ 600, inicialmente para pescadores que atuam nos municípios de Cananeia, Itanhaém e Ubatuba, nas APAs Marinhas Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte. O valor repassado depende do volume de lixo recolhido mensalmente pelos trabalhadores. Para os próximos chamamentos, a ideia é expandir o projeto para mais municípios do litoral paulista. Para o recolhimento do lixo, são disponibilizados Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs).
O programa surgiu com o objetivo de criar um mecanismo de incentivo à remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho, uma vez que o lixo no mar é um problema antigo. Nos oito primeiros meses de atuação do programa, a ideia se mostrou efetiva. Foram entregues quase duas toneladas de lixo retiradas do mar pelos 65 pescadores cadastrados.
Dentre os resíduos frequentemente encontrados, 90,7% são materiais plásticos, correspondendo, em massa, a 70% do peso recolhido. Dentre os itens estão sacolas de mercado e embalagens, além disso, também são frequentemente entregues latas de bebidas, vidro, pneu e tecido. Já o valor pago aos participantes pela retirada do lixo foi de R$ 23.940,00.
O Projeto PSA Mar Sem Lixo é uma iniciativa da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Coordenadoria de Saneamento e com os municípios de Cananéia, Itanhaém e Ubatuba.
São parceiros o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) vinculados à Semil, Colônias e Associações de pescadores e cooperativas de catadores.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...