
15/06/2023
Um estudo mostrou que aquela sensação de leveza e ar puro de quando estamos perto da floresta não é apenas uma impressão. O ar no Parque Nacional da Tijuca chega a ser sete vezes mais puro do que em outros bairros do Rio.
A qualidade do ar que se respira na floresta foi objeto de estudo de pesquisadores da UFRJ e da Universidade Veiga de Almeida.
“A gente estava justamente comentando sobre isso. Como aqui o ar é mais gostoso de se respirar. É um alívio estar aqui. Quando a gente está lá embaixo naquela confusão, quando a gente sobe pra cá, a gente vê como é bom”, diz a professora Flávia Pilecco.
“Você se sente bem, se sente pura com ar puro. É muito gostoso. Eu amo a floresta. No Rio de Janeiro é poluição, carro, barulho. Aqui a gente tem um cantinho pra renovar as energias”, fala a também professora Amanda Moreira da Silva.
O trabalho concluiu que o ar do Parque Nacional da Tijuca chega a ser sete vezes mais puro do que o ar de outros pontos da cidade, como em Del Castilho, na Zona Norte.
“A gente escolheu quatro locais, sendo dois de áreas verdes. Dentro da Floresta da Tijuca, a gente pegou o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual do Grajaú. E pegamos também dois bairros da Zona Norte, que foi a Tijuca (Praça Saens Pena) e Del Castilho”, explica o professor da Veiga de Almeida, Clayton Martins, um dos pesquisadores que conduziu o estudo.
“A gente observou que os valores das concentrações dos poluentes dentro das áreas de vegetação são menores do que das áreas urbanas, nesses bairros de Del Castilho e Saens Pena.”
A matéria na íntegra pode ser lida no g1
Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo
08/10/2026
Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores
08/10/2026
País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef
08/10/2026
Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais
08/10/2026
A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?
08/10/2026
Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia
08/10/2026
