UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto que levou energia solar para comunidade no Acre é premiado

27/06/2023

Mais de 200 famílias da Vila Restauração, comunidade isolada do Acre, passaram a ter energia limpa, barata e em tempo integral dentro de suas casas em 2021. A conquista deve-se ao projeto da (re)energisa, que acaba de vencer o The Smarter E Award.
Concedido pelo Intersolar​Awards, o prêmio reconhece projetos únicos de geração, uso ou integração inteligente de energias renováveis. O resultado foi divulgado na semana passada em Munique, na Alemanha. Os critérios usados pela comissão julgadora para avaliar os finalistas foram pioneirismo, originalidade, benefícios econômicos, ambientais e sociais, grau de inovação tecnológica e apresentação.
Entre os sete finalistas da categoria, o Vila Restauração era o único projeto desenvolvido no hemisfério sul. Os demais são de países da Europa, Estados Unidos e Ásia.
“Esse prêmio nos dá o indicativo de que o Grupo Energisa está no caminho certo e mostra também que as empresas brasileiras têm total capacidade de desenvolver projetos inovadores e de destaque mundial utilizando fontes renováveis, setor em que o Brasil é forte e pode ser cada vez mais protagonista”, destaca Frederico Botelho, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Energisa.
O profissional ressalta que além de toda a tecnologia e infraestrutura criada para fornecer energia para uma comunidade isolada, o projeto “abriu muitas possibilidades para os moradores” que passaram a ter energia elétrica 24 horas por dia.
A Vila Restauração é uma Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre. Até 2021, antes da implantação do projeto, a comunidade só era abastecida com energia pelo período de três horas diárias, que tinha como fonte um motor a diesel, portanto, muito mais poluente.
O projeto da (re)energisa instalou no local um sistema híbrido composto por 580 placas fotovoltaicas (325 kWp) e um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio (829 kWh), além de dois geradores de 116 kilovolt-amperes (kVA).
Os geradores funcionam com biocombustível derivado do óleo de palma produzido localmente e são usados ​​principalmente como fonte de alimentação de reserva. Quando a carga da bateria está baixa, eles passam a funcionar automaticamente. No total, o projeto recebeu investimento de R$ 20 milhões, incluindo uma logística delicada para movimentar as placas solares e demais equipamentos pelos rios da região, causando o menor impacto possível.
A faturação é gerada através de um sistema de pagamento digital que inclui um limite de consumo de energia. Para garantir um abastecimento sustentável a longo prazo, cada família tem um limite de consumo de 80 kWh por mês. O medidor inteligente desconecta remotamente os consumidores que ultrapassam esse limite.
Promover o acesso à energia elétrica para a população brasileira localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal é um grande desafio. Para atender às metas de universalização do Programa Mais Luz para a Amazônia, até 12 milhões de equipamentos de sistemas fotovoltaicos precisam ser instalados, calcula um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).
Encarar os empecilhos, entretanto, se faz necessário para garantir vida digna a toda população brasileira. Com acesso à energia elétrica, habitantes de regiões remotas podem realizar tarefas noturnas com mais facilidade e utilizar eletrodomésticos como geladeiras, por exemplo, armazenando alimentos com segurança.
A energia elétrica ainda torna possível a construção de postos de saúde, que poderão armazenar vacinas e medicamentos, escolas e outros estabelecimentos. Ao solucionar um problema crítico dos moradores de forma eficiente, sustentável e econômica, o Vila Restauração estimula o desenvolvimento econômico e social da região, além de consolidar um modelo que pode ser replicado em outras localidades com características similares.

Veja no CicloVivo um curta documentário sobre o trabalho realizado na Vila Esperança.

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...