
03/07/2023
As baleias jubarte já estão passeando pelo litoral capixaba. E para poder conferir um pouco mais do show que as gigantes dão no mar, e bem de pertinho, os passeios para observação turística das baleias começam neste 1º de julho, com partidas de Vitória. Quatro agências estão autorizadas a fazer o passeio no estado.
A temporada de observação de baleias no estado vai de junho a novembro. Nesse período, as jubartes podem ser avistadas principalmente na região de Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e o Sul da Bahia.
Durante os meses de junho e novembro, mais de 30 mil animais se deslocam quatro mil quilômetros vindos da Antártica, onde cumprem seu ciclo de alimentação. Por aqui, geralmente estão acompanhadas de filhotes.
E quem busca uma experiência diferente para avistar as baleias mais de perto deve ser apressar. Isso porque alguns passeios já estão com poucas vagas disponíveis.
Segundo a Prefeitura de Vitória, quatro agências estão autorizadas para realizar esses passeios na região. Para obter essa autorização, as agências precisam estar cadastradas no Cadastur e cumprir todos os protocolos de capacitação oferecidos pelo projeto Amigos da Jubarte.
As agências não precisam ter autorização da Capitania dos Portos, mas devem se certificar junto ao proprietário da embarcação de que ela possui a liberação/homologação em dia e está cumprindo a normativa 001 da Marinha.
Os barcos de passeio precisam respeitar algumas regras durante a observação das baleias, como manter distância de 100 metros da baleia ou do golfinho, e 200 metros se o animal estiver com filhote.
A observação deve ser feita, no máximo, por 30 minutos para cada animal. Além disso, o barco não pode perseguir a baleia e caso o animal se aproxime muito da embarcação, deve ficar com o motor ligado e desengrenado.
A maioria dos passeios tem de sete a oito horas de duração. A saída dos barcos sempre depende das condições do mar, então é importante que o turista fique sempre em contato com a agência que marcou o passeio.
Os preços variam entre R$ 310 (meia-entrada) até R$ 413. A maioria dos passeios saem de piers em Vitória e, durante o trajeto, pelo menos um guia e o pesquisador do projeto estão na embarcação para fazerem orientações e explicações no passeio.
Confira o serviço oferecido pelas quatro agências autorizadas acessando o g1
Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença
02/07/2026
Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia
02/07/2026
Recife paga PIX por entulho coletado nas ruas
02/07/2026
Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global
02/07/2026
Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo
02/07/2026
Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios
02/07/2026
