
03/07/2023
A presença de diferentes espécies de peixes e outros animais no fundo da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, já começa a ser notada por frequentadores de um dos mais belos cartões-postais da cidade.
Segundo o biólogo e mergulhador Ricardo Gomes, peixes com mais de 5 quilos voltaram a frequentar a lagoa, depois do trabalho de recuperação e despoluição que vem sendo feito.
"Tá acontecendo uma coisa que eu achei que nunca fosse ver na vida. Um dia, com água tão limpa, que eu fosse mergulhar na Lagoa. Esse dia aconteceu", disse Ricardo.
"Aqui é praticamente um aquário de acarás. Tem tilápias, o peixe-rei, robalo, que é um dos peixes mais nobres que a gente tem hoje. A gente tem robalos aqui vivos, de 5 a 7 quilos. Parece até história de pescador, mas não é", brincou o biólogo.
Há cerca de dois anos, a Lagoa recebia aproximadamente 5 milhões de litros de esgoto por dia. De acordo com especialistas, essa realidade mudou depois de algumas intervenções no sistema de tratamento de esgoto da região.
Segundo a concessionária Águas do Rio, responsável pelo tratamento de esgoto no município, uma série de ações foram realizadas para melhorar a qualidade da água na Lagoa Rodrigo de Freitas.
"A gente trocou as bombas, que são responsáveis por levar o esgoto para o tratamento correto, trocamos os sistemas elétricos, instalamos grades novas para reter os resíduos e também fizemos toda uma recuperação do cinturão de rede de proteção no entorno da lagoa, desobstruindo, limpando. Nós temos equipes focadas somente na operação do entorno da lagoa", explicou Maria Alice, coordenadora de serviços da capital da Águas do Rio.
De acordo com o biólogo Ricardo Gomes, dentro de um ou dois anos, vamos ter pessoas mergulhando normalmente na lagoa.
"A gente tá num franco processo de recuperação. Eu acredito que dentro de um, dois anos vai ter gente que vai tirar a roupa e vai mergulhar na água. Eu não duvido disso", comentou.
Fonte: g1
Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença
02/07/2026
Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia
02/07/2026
Recife paga PIX por entulho coletado nas ruas
02/07/2026
Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global
02/07/2026
Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo
02/07/2026
Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios
02/07/2026
