
07/07/2023
O governo do Peru declarou, nesta quarta-feira (5), estado de emergência por 60 dias nas regiões próximas ao vulcão Ubinas, no sul do país. As autoridades afirmam que a medida foi tomada diante do "perigo iminente" de um novo processo de erupção, que começou em 24 de junho.
O Conselho de Ministros aprovou a medida de caráter preventivo, após o aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas. Cerca de 2.000 pessoas vivem na área afetada ao redor do vulcão.
"[A declaração] permitirá executar medidas e ações de exceção, imediatas e necessárias para reduzir o risco existente, assim como intervenções de resposta e reabilitação", afirmaram as autoridades no Twitter oficial do governo.
As autoridades locais ainda não ordenaram a evacuação, mas o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru já começou a preparar uma instalação que poderá servir como abrigo, caso necessário. No último mês, o Ubinas entrou em erupção novamente depois de quatro anos, o que levou as autoridades a elevar o nível de alerta na área.
As cinzas do vulcão Ubinas, na região de Moquegua, cerca de 1.200 quilômetros a sudeste da capital Lima, atingiram altitudes de 5.500 metros e chegaram a cidades a mais de 10 quilômetros de distância, informou o Instituto Geofísico do Peru.
Fonte: g1
Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença
02/07/2026
Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia
02/07/2026
Recife paga PIX por entulho coletado nas ruas
02/07/2026
Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global
02/07/2026
Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo
02/07/2026
Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios
02/07/2026
