UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ambientalistas inauguram viveiro comunitário em Itaipu

18/07/2023

O Instituto Floresta Darcy Ribeiro (Amadarcy) inaugurou, no início deste mês, a Estação Tropical de Mudas e Educação Ambiental de Ecossistemas Costeiros. A proposta do projeto consiste em um viveiro comunitário e voluntário para produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com foco na educação ambiental. A intenção do grupo de ambientalistas é produzir cerca de nove mil mudas por ano.
O local, que é coordenado pelo biólogo Luiz Allochio, usará as mudas em ações de recuperação de áreas degradadas como o Mangue Real e para fortalecer iniciativas de coletivos, como é o caso do grupo Córregos da Tiririca, que vem fazendo a restauração da mata ciliar do Córrego dos Colibris. As mudas também poderão ser doadas para comunidades.
— Como é um viveiro escola, a proposta é trazer os alunos de escolas públicas e privadas para o processo de produção, manejo e plantio das mudas. Durante esse processo, os alunos terão aulas sobre a importância dos ecossistemas locais e o que podemos fazer para preservar nossa biodiversidade — destaca.
De acordo com o ambientalista Felipe Queiroz, o trabalho desenvolvido é totalmente voluntário, e as escolas que quiserem conhecer o local só precisam entrar em contato com o instituto, pelas redes sociais, e agendar a visita. O viveiro ficará aberto todas as segundas, das 7h às 11h, para quem quiser participar da iniciativa como voluntário.
— Na inauguração, recebemos 24 alunos da escola pública Darío Castello. Na ocasião, realizamos uma aula sobre o manguezal, e foi possível produzir com eles cerca de 50 mudas de mangue — conta Queiroz.
Os coletivos que atuam na região lutam para preservar e devolver a presença de antigos habitantes ao local. E a recuperação da mata é fundamental nesse processo.
A escola fica na Rua Osman Corrêa da Silva 97, em Itaipu.

Fonte: O Globo

Novidades

Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença

02/07/2026

Uma coruja-jacurutu, considerada a maior espécie de coruja do Brasil, foi registrada no distrito de ...

Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia

02/07/2026

A temporada de baleias no litoral brasileiro começou antes do esperado em 2026. Pesquisadores já reg...

Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global

02/07/2026

Em junho, mês do Meio Ambiente, a Natura anunciou o lançamento de uma uma startup de Corporate Ventu...

Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo

02/07/2026

A floresta amazônica está alterando o seu funcionamento diante do aumento do calor e da escassez de ...

Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios

02/07/2026

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (30) um painel de monitoramento e previsão de cal...