UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Despoluição das lagoas da Barra: Governo do Estado dá licença para concessionária iniciar obras de dragagem

18/07/2023

Mais um passo será dado esta semana rumo à despoluição do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) assinam, às 10h desta terça-feira (18), a licença ambiental para a concessionária Iguá Saneamento executar as obras de dragagem das lagoas da região, com início previsto para novembro. A estimativa é que cerca de dois milhões e 300 mil metros cúbicos de lodo e sedimentos sejam removidos do fundo dos cursos d´água.
As obras beneficiarão as Lagoas da Tijuca, de Jacarepaguá, do Camorim e de Marapendi e o Canal da Joatinga. De acordo com o secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, uma parte dos sedimentos retirados será destinada à recomposição de manguezais no entorno do sistema lagunar e outra ao preenchimento das cavas, buracos no interior das lagoas que favorecem a proliferação de bactérias.
— Essa é mais uma entrega fundamental para a recuperação do Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá. O objetivo da dragagem é permitir a troca hídrica e retirar mais de 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos das lagoas, possibilitando a melhoria da qualidade da água e melhores condições de escoamento fluvial — pontua Pampolha. — Além de segurança hídrica e ambiental, vamos também proporcionar com essas intervenções fomento ao ecoturismo e desenvolvimento sustentável para a região.
Segundo o Inea, os estudos desenvolvidos para a execução das obras levaram em consideração a revitalização de espaços aquáticos, o que possibilitará o retorno da navegação em áreas historicamente assoreadas.
A previsão é que as obras sejam concluídas em 36 meses. Logo após a obtenção da licença, informa a Iguá, será iniciado o processo de contratação da empresa que realizará o serviço. Uma contrapartida do contrato de concessão, a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá prevê um investimento de R$ 250 milhões. Segundo a concessionária, um milhão de pessoas que moram no entorno das lagoas serão beneficiadas.
— A dragagem, junto com os outros projetos da Iguá, colabora diretamente para o processo de revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, que é nossa principal contrapartida ambiental. Além desse projeto, que restabelece a hidrodinâmica das lagoas e a conexão com o mar, investimos também na recuperação da vegetação nativa da região, com a criação de um viveiro com 40 mil mudas de mangue-vermelho. Em sinergia com esse projeto da dragagem ainda teremos a expansão da rede de esgotamento sanitário nas áreas irregulares e a implantação dos coletores de tempo seco, outros dois projetos que estão previstos no contrato de concessão e que vão atuar na contenção do aporte de esgoto nos corpos hídricos da região — destaca Lucas Arrosti, diretor de operações da Iguá no Rio de Janeiro.
No começo do mês, os órgãos ambientais liberaram as licenças para a Iguá dar início às obras de instalação dos coletores de tempo seco no Complexo Lagunar de Jacarepaguá. O sistema é capaz de interceptar o esgoto lançado de forma irregular nas galerias pluviais e direcioná-lo para as estações de tratamento. O mecanismo funciona nos períodos sem chuva, quando não há fluxo de águas pluviais no interior das galerias. Na primeira etapa, que começará em setembro e tem previsão de durar 18 meses, serão instalados 26 pontos de captação, em locais como o Canal das Taxas e o Arroio Fundo. Isso possibilitará a retirada de 170 litros de esgoto por segundo de rios e canais da região.
As intervenções a serem realizadas fazem parte do contrato de concessão, assinado em agosto de 2021, entre o governo do estado e a Iguá, que ficou responsável pelos serviços de água e esgoto em parte da Zona Oeste, na área que abrange Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena, além dos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira.

Fonte: O Globo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...