UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Composteiras: como escolher e começar a usar em casa

17/08/2023

Ter uma composteira doméstica é uma ótima solução para reaproveitar o lixo orgânico gerado em casa.
Para os "pais" de plantas, também é uma fonte de adubo natural de qualidade, podendo produzir tanto o húmus (adubo sólido) como o chorume (adubo líquido).
A manutenção é relativamente simples, mas ainda é necessário observar quais resíduos podem entrar na composteira e, quando a caixa estiver cheia, trocá-la de lugar.
A compostagem pode ser feita com ou sem minhocas – o que muda é o tempo que demora para processar o resíduo e a qualidade do fertilizante gerado.
A Composteira Doméstica Casológica pequena vem com três caixas de 15 litros cada uma, totalizando 45 litros.
As caixas são feitas em plástico reciclado. A coletora tem uma torneira instalada na parte inferior para coleta do chorume gerado.
Ela pode ser usada com ou sem minhocas. Com elas, a composteira gera até 10 kg de húmus mensalmente, segundo a fabricante. Não há informação se o produto já vem com os animais.
As medidas do conjunto montado são 44 cm x 35 cm x 43 cm (altura x largura x comprimento). A capacidade diária de coleta de resíduos é de 300 g.
Em agosto, o produto custava R$ 200 nas principais lojas da internet.
A Composteira Rotativa Usare é constituída de uma só caixa, de 55 litros, e um suporte. Ela não utiliza minhocas.
A caixa tem formato arredondado e deve ser rotacionada verticalmente para que haja boa oxigenação do conteúdo interno. Para isso, o suporte vem com rodinhas que permitem esse movimento.

Termine de ler esta matéria clicando no g1

Novidades

Maior coruja do Brasil é registrada em área de preservação de Valença

02/07/2026

Uma coruja-jacurutu, considerada a maior espécie de coruja do Brasil, foi registrada no distrito de ...

Baleias chegam mais cedo ao litoral e isso pode não ser uma boa notícia

02/07/2026

A temporada de baleias no litoral brasileiro começou antes do esperado em 2026. Pesquisadores já reg...

Startup de bioingredientes vai conectar Amazônia e mercado global

02/07/2026

Em junho, mês do Meio Ambiente, a Natura anunciou o lançamento de uma uma startup de Corporate Ventu...

Amazônia mostra sinal de mudança funcional para lidar com a seca, aponta estudo

02/07/2026

A floresta amazônica está alterando o seu funcionamento diante do aumento do calor e da escassez de ...

Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios

02/07/2026

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (30) um painel de monitoramento e previsão de cal...