UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Morre orca emblemática do aquário de Miami

22/08/2023

A orca Lolita, que passou cinco décadas no Miami Seaquarium e deu origem a uma longa batalha de ativistas pela sua libertação, morreu nesta sexta-feira (18), anunciou o aquário da cidade da Flórida nas redes sociais.
O cetáceo não passava bem havia dois dias e estava sendo tratado por uma equipe do aquário. "Apesar de ter recebido o melhor atendimento médico possível, ela morreu na tarde de hoje, do que se acredita ter sido um problema renal", publicou o Miami Seaquarium na rede social X, antigo Twitter.
O condado de Miami-Dade havia anunciado em março planos para transportar a orca de volta ao oceano, na costa do estado de Washington, nos próximos dois anos. Lolita, que media cerca de seis metros e pesava 3,1 toneladas, foi capturada em 1970 naquela região, quando tinha cerca de quatro anos. O Miami Seaquarium a comprou logo depois.
A baleia se tornou rapidamente a principal atração do local, onde tinha seu próprio espetáculo. Ativistas que defendem os direitos dos animais criticavam há anos as condições de seu cativeiro no aquário, onde ela vivia em um tanque pouco profundo, de 24 metros de comprimento por 10 metros de largura.
No ano passado, a orca deixou de se apresentar ao público devido a problemas de saúde.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios

02/07/2026

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (30) um painel de monitoramento e previsão de cal...

Cabos de fibra óptica usados na guerra aparecem em ninhos de aves na Ucrânia; veja FOTOS

02/07/2026

Um pequeno ninho trançado com capim e cabos de fibra óptica, encontrado perto da linha de frente da ...

Calor derrete asfalto e obstrui trilhos de bonde na Alemanha

02/07/2026

A onda de calor extremo que castiga partes da Europa provocou uma cena surreal na cidade de Leipzig,...

Calor extremo arrefece no oeste da Europa, mas deve voltar em julho

02/07/2026

A onda de calor histórica que atingiu a Europa Ocidental na última semana arrefeceu na região e se d...

Missão bilionária leva eletricidade a 50 milhões de africanos

02/07/2026

Graças a uma iniciativa de desenvolvimento de US$ 15 bilhões do Banco Mundial e do Grupo Banco Afric...