UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Estudantes flagram nascimento de onça-pintada em zoológico do ES e momento em que filhote é abocanhado por outro animal

24/08/2023

Um grupo de estudantes do ensino médio flagrou o nascimento de uma onça-pintada em um zoológico localizado em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, no final da manhã desta terça-feira (22). O momento foi registrado em um vídeo, que mostra ainda que o filhote, após ser lambido pela mãe, foi abocanhado por outro animal, começando uma perseguição entre os felinos para ter a cria de volta.
Inicialmente, a administração do zoológico havia negado a procedência do vídeo e o nascimento do filhote. No entanto, na tarde desta quarta-feira (23), o estabelecimento divulgou uma nota informando o nascimento de uma onça-pintada.
Segundo a nota, mãe e filhote passam bem e estão sendo monitorados pela equipe.
"Ressaltamos ainda que recebemos a vistoria do órgão ambiental responsável, Iema, que constatou que os animais estão recebendo os devidos cuidados", informou a nota.
No início da tarde desta quarta-feira (23), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que o filhote está vivo.
As imagens foram registradas pela estudante Gabriely Lima Murça, de 17 anos, que estava em um passeio escolar com outros 45 alunos da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francisca Peixoto Miguel, localizada em Serra Dourada II, na Serra, Grande Vitória.
O vídeo começa mostrando as onças juntas. Em um dado momento, um dos jovens acha que um dos animal vai urinar, mas eles parecem se estranhar entre si e logo é possível ver o filhotinho no chão.
Logo em seguida, uma das jovens fala:
"O que é isso? Tem um bicho ali. Ah, nasceu um filhotinho".
Os estudantes, então, ficam eufóricos e dão zoom na imagem, aproximando o enquadramento do filhote que nasceu e está sendo lambido pela mãe. Neste momento, um dos machos se aproxima lentamente e abocanha o filhote, levando-o para longe da mãe.
As imagens mostram ainda uma perseguição entre os felinos. A mãe vai em direção ao macho, que está com o filhote na boca para tentar tê-lo de volta.
O passeio foi organizado pelo professor de Biologia da escola, Lucas Vale. Segundo o docente, os estudantes saíram da Serra por volta de 7h e chegaram ao zoológico por volta das 9h, como o previsto no documento autorizado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu).
"Quando o passeio terminou, por volta das 11h, a guia liberou que os estudantes ficassem nas áreas livres. Um grupo de alunos, que vendo as onças, conseguiu capturar o momento em que o filhote nasceu e também gravou quando o filhote foi abocanhado por um macho", disse o professor.
O professor, que já estagiou no zoológico, disse que sabe que o nascimento de uma onça-pintada é raro na natureza, ainda mais dentro de um zoológico.
"Os estudantes chamaram a guia, que, em primeiro momento, disse que não sabia que a onça-pintada estava prenha. Logo depois, a dona do zoológico também se aproximou, deu uma desconversada, mas ficou claro que eles não sabiam também", disse o professor.

A matéria na íntegra pode ser lida no g1

Novidades

Ministério da Saúde lança painel de alerta para calor extremo em municípios

02/07/2026

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (30) um painel de monitoramento e previsão de cal...

Cabos de fibra óptica usados na guerra aparecem em ninhos de aves na Ucrânia; veja FOTOS

02/07/2026

Um pequeno ninho trançado com capim e cabos de fibra óptica, encontrado perto da linha de frente da ...

Calor derrete asfalto e obstrui trilhos de bonde na Alemanha

02/07/2026

A onda de calor extremo que castiga partes da Europa provocou uma cena surreal na cidade de Leipzig,...

Calor extremo arrefece no oeste da Europa, mas deve voltar em julho

02/07/2026

A onda de calor histórica que atingiu a Europa Ocidental na última semana arrefeceu na região e se d...

Missão bilionária leva eletricidade a 50 milhões de africanos

02/07/2026

Graças a uma iniciativa de desenvolvimento de US$ 15 bilhões do Banco Mundial e do Grupo Banco Afric...