
26/08/2010
As plantas microscópicas que alimentam toda a vida marinha estão morrendo em ritmo drástico, segundo um estudo inédito conduzido pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, e publicado esta semana na revista "Nature". A população oceânica de fitoplânctons, como estes seres são conhecidos, caiu cerca de 40% durante o século passado. Para os pesquisadores, a mudança está relacionada com o aquecimento global e as crescentes temperaturas da superfície do mar.
Os fitoplânctons são organismos marinhos microscópicos capazes de realizar fotossíntese, assim como as plantas terrestres. Encontrados nas camadas superiores dos oceanos, eles produzem uma quantidade significativa do oxigênio que respiramos.
Um declínio de 40% da população destes seres representaria uma mudança maciça na biosfera global. Se este índice for confirmado por outros estudos, poderá representar, de acordo com cientistas, um impacto maior do que a destruição de florestas tropicais e recifes de coral.
Para ler a matéria completa, acesse o link
Ouro ilegal da Amazônia é lavado em ´minas fantasmas´ antes de entrar no mercado global, diz relatório do Greenpeace
09/06/2026
7 projetos de estudantes que inspiram soluções sustentáveis
09/06/2026
Clima pode interferir no andamento das partidas da Copa do Mundo; entenda
09/06/2026
O que é carbono azul e o que ele mostra sobre a relação entre clima e oceano
09/06/2026
A espécie de peixe que vive sem machos há 100 mil anos
09/06/2026
"As manhãs e as noites não existem mais": como é viver em um dos lugares mais quentes e úmidos do planeta
09/06/2026
