
14/09/2023
O Museu Nacional deverá ser reaberto em abril de 2026. A informação foi dada neste sábado (2) pelo diretor da instituição, Alexander Kellner.
O anúncio acontece no dia em que a tragédia do incêndio em um dos prédios históricos mais importantes do Brasil completou cinco anos.
“Nesses cinco anos, nós avançamos muito, nós conseguimos criar um projeto, o mais rápido possível”, disse Alexander Kellner, direito do Museu Nacional.
O trabalho de restauração continua, com obras que incluem medidas de proteção e regeneração da estrutura.
O Museu Nacional é um dos mais antigos do Brasil. Ele foi fundado em 1818, por Dom João VI, e foi residência da Família Real Portuguesa e sede do Governo Imperial.
Seu acervo incluía mais de 20 milhões de itens, como fósseis de dinossauros, objetos históricos, como uma coleção de trajes usados em cerimônias indígenas.
Mas no dia 2 de setembro de 2018, o museu pegou fogo e grande parte do acervo foi destruída.
As causas do incêndio foram atribuídas a uma combinação de fatores, como a falta de investimentos, infraestrutura precária e ausência de planos de contingência.
As chamas começaram depois de um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um ar-condicionado.
Além de destruir parte do patrimônio cultural e científico do país, o incêndio também levantou uma discussão sobre como o Brasil preserva seu passado. Para devolver o museu ao povo, o esforço tem sido grande, com doações em dinheiro e colaborações vindas de outros países.
Fonte: g1
Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo
08/10/2026
Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores
08/10/2026
País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef
08/10/2026
Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais
08/10/2026
A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?
08/10/2026
Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia
08/10/2026
