UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fotógrafo flagra onça-pintada protegendo filhotes em rio do Pantanal de MT

26/09/2023

Uma família de onça-pintada foi flagrada pelo fotógrafo Erisvaldo Guilhermino de Almeida às margens de um rio no município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último domingo (17).
No vídeo é possível ver a onça, batizada de Patrícia, e seus dois filhotes, agora chamados carinhosamente de Yanomami e Naúru.
Segundo Erisvaldo, ele estava em uma expedição de onça-pintada no Pantanal, quando avistou a mãe enquanto os filhotes brincam.
“Não é uma cena tão fácil de ver. Ela se sente segura e bem tranquila, mas nós sempre respeitamos os limites de observação", ressaltou.
Tradicionalmente, as onças são batizadas pelo primeiro fotógrafo que registra um momento do animal. Naúru é de origem indígena e significa ´animal livre, que traz sabedoria e alegria´. Mas, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), Yanomami significa "seres humanos".
O fotógrafo contou que as onças que aparecem no vídeo não são monitoradas por instituições ambientais, mas já são conhecidas na região. O mapeamento é feito através das rosetas, que são as pintas das onças. Elas funcionam como uma espécie de "impressão digital" destes animais. Cada uma delas tem a sua marca única e, assim, elas são batizadas com o nome e todas as suas informações vão sendo armazenadas.
Ainda na região de Poconé, um filhote de onça-pintada foi flagrado pelo fotógrafo inglês Chris Brunskill saindo do banho de um rio no Pantanal no início deste mês.
Ao g1, Brunskill contou que teve sorte ao flagrar o pequeno felino ao ar livre, uma vez que os filhotes não costumam ficar expostos e longe da mãe por muito tempo.

Fonte: g1

Novidades

Rio lança Dia da Praia inédito no mundo e faz mutirão gigante com limpeza em 60 pontos da orla

30/06/2026

O Rio de Janeiro vai celebrar nesta terça-feira (30) o primeiro Dia da Praia, data criada por lei mu...

Céu absurdamente estrelado é registrado em parque no Rio

30/06/2026

A foto acima foi feita pelo biólogo Samir Mansur, no último dia 20, no topo da montanha mais alta do...

Inspirado no Super Trunfo, jogo de cartas revela frutas amazônicas

30/06/2026

A gamificação, ou “tornar em jogo”, é uma poderosa ferramenta de aprendizagem que, ao abordar temas ...

El Niño ameaça SP com caos climático ao unir fogo, temporal e seca

30/06/2026

A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno, contrariando a expectativa de uma estaç...

Caverna no Paraná revela influência da Antártida e do El Niño em chuvas extremas no Sul do Brasil

30/06/2026

Uma caverna no interior do Paraná guarda um "arquivo climático" que permitiu a pesquisadores brasile...

O desafio (e o risco) de comprovar o plástico reciclado na embalagem

30/06/2026

O mercado de embalagens plásticas no Brasil está passando por uma virada de chave silenciosa, mas gi...