UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Estiagem no Amazonas deixa porto completamente seco em Manaus

03/10/2023

Em meio às altíssimas temperaturas do final do inverno e começo da primavera no Brasil, a estiagem é o principal problema do Norte do país. O estado do Amazonas é um dos que mais sofrem com a falta de chuvas, que tem feito os rios sumirem. Um porto da Zona Oeste da capital Manaus ficou completamente seco.
Com a falta de água, os barcos ficaram presos na terra. Assim, os passageiros precisam andar no trajeto por onde normalmente passam os rios e atravessar pontes para chegar até o local de onde partem as embarcações que vão para as comunidades ribeirinhas.
Em outros pontos do Amazonas, os rios que ainda não secaram completamente estão com bancos de areia, o que dificulta o trajeto em velocidade normal e em segurança.
Além da dificuldade dos rios, algumas cidades já registram problemas no abastecimento de água e falta de alimentos, provocada justamente pela dificuldade de locomoção das embarcações.
Segundo a Defesa Civil do estado, dos 62 municípios amazonenses, 16 estão em situação de emergência pela falta de água; outros 39 estão em alerta. O governo federal anunciou que criará uma força-tarefa para levar alimentos e insumos às regiões mais afastadas.

Fonte: g1

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...