
17/10/2023
Manaus registra a pior seca em 121 anos, nesta segunda-feira (16), data em que o Rio Negro marca 13,59 metros. Fotos, que mostram o antes e depois, revelam cenários criados pela vazante histórica em pontos da orla da capital. Veja comparações abaixo.
Segundo o Porto de Manaus, que mede o nível do Rio Negro desde 1902, essa é a pior seca registrada em Manaus. Até então, a maior vazante já registrada tinha sido em 2010, ano em que o Rio Negro desceu para 13,63 metros.
Em 2023, em quase toda a orla da capital, o cenário é o mesmo: rio "sumiu" e deu lugar a bancos de areia e pequenos filetes de água.
Os principais pontos turísticos de Manaus tiveram seus cenários alterados pelo fenômeno.
Desde o fim de setembro, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na capital. Naquele mês, o Rio Negro media pouco mais de 16 metros, três metros a mais do que o registrado atualmente.
Veja as fotos do antes e depois da seca na Amazônia acessando o g1
Rio lança Dia da Praia inédito no mundo e faz mutirão gigante com limpeza em 60 pontos da orla
30/06/2026
Céu absurdamente estrelado é registrado em parque no Rio
30/06/2026
Inspirado no Super Trunfo, jogo de cartas revela frutas amazônicas
30/06/2026
El Niño ameaça SP com caos climático ao unir fogo, temporal e seca
30/06/2026
Caverna no Paraná revela influência da Antártida e do El Niño em chuvas extremas no Sul do Brasil
30/06/2026
O desafio (e o risco) de comprovar o plástico reciclado na embalagem
30/06/2026
