UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
O incrível olhar de jovem tigresa que rendeu prêmio de fotografia de mangues

24/10/2023

O fotógrafo Soham Bhattacharyya venceu o prêmio Mangrove Photography Awards deste ano, por sua imagem de uma tigresa ameaçada de extinção na Reserva da Biosfera de Sundarbans, na Índia.
Organizado pelo Mangrove Action Project, o concurso — na sua 9ª edição — pretende mostrar as relações entre a vida selvagem, as comunidades litorâneas e as florestas de mangais, bem como a fragilidade destes ecossistemas singulares.
A imagem vencedora de Bhattacharyya, chamada A Mais Bela Flor dos Manguezais, mostra uma jovem tigresa real de Bengala em seu habitat natural de mangue, olhando para o fotógrafo.
"A figura solitária da tigresa, em meio à exuberante vegetação verde dos manguezais, ressalta de forma pungente o isolamento que ela deve suportar em um habitat cada vez menor", disse a jurada da competição, Daisy Gilardini.
Em 2021, o Departamento Florestal de Bengala Ocidental estimou que havia apenas 96 tigres reais de Bengala na região.
Os manguezais são uma proteção importante contra as mudanças climáticas, com um acre (4.000 m²) de floresta de mangue absorvendo quase a mesma quantidade de dióxido de carbono que um acre de floresta amazônica.
As florestas também protegem as costas da erosão, à medida que as tempestades intensas se tornam mais frequentes.
"As fotografias de manguezais desempenham um papel multifacetado na defesa da conservação e proteção destas florestas costeiras críticas", disse outro dos jurados, Fulvio Eccardi.
O jurado Octavio Aburto disse: "As imagens deste ano cativaram a nossa imaginação... dando-nos esperança e iluminando um futuro positivo para os ecossistemas de mangue".

Confira uma seleção de imagens vencedoras de sete categorias do concurso, com descrições dos fotógrafos clicando no g1

Novidades

Rio lança Dia da Praia inédito no mundo e faz mutirão gigante com limpeza em 60 pontos da orla

30/06/2026

O Rio de Janeiro vai celebrar nesta terça-feira (30) o primeiro Dia da Praia, data criada por lei mu...

Céu absurdamente estrelado é registrado em parque no Rio

30/06/2026

A foto acima foi feita pelo biólogo Samir Mansur, no último dia 20, no topo da montanha mais alta do...

Inspirado no Super Trunfo, jogo de cartas revela frutas amazônicas

30/06/2026

A gamificação, ou “tornar em jogo”, é uma poderosa ferramenta de aprendizagem que, ao abordar temas ...

El Niño ameaça SP com caos climático ao unir fogo, temporal e seca

30/06/2026

A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno, contrariando a expectativa de uma estaç...

Caverna no Paraná revela influência da Antártida e do El Niño em chuvas extremas no Sul do Brasil

30/06/2026

Uma caverna no interior do Paraná guarda um "arquivo climático" que permitiu a pesquisadores brasile...

O desafio (e o risco) de comprovar o plástico reciclado na embalagem

30/06/2026

O mercado de embalagens plásticas no Brasil está passando por uma virada de chave silenciosa, mas gi...